Dissolver Geometrias no QGIS – Parte 2

QGIS DissolveNo presente tutorial vamos aprender um segundo método disponível no QGIS para execução do processo de dissolução de geometrias. A ideia é agregar diversos polígonos em uma só feição, tendo por base o valor em comum para determinado atributo da tabela associada. Existe mais de uma forma de se realizar esta atividade. Neste segundo tutorial sobre o tema, vamos aprender como fazer isso usando as ferramentas no menu Processamento.

DISSOLUÇÃO DE GEOMETRIAS NO QGIS

Temos uma versão deste tutorial também em formato de vídeo publicado em nosso Canal no Youtube (Inscreva-se). Veja o vídeo:

Para este exemplo vamos utilizar o mesmo shapefile que utilizamos na primeira parte deste tutorial, com a divisão municipal do Estado do Maranhão, conforme representando na imagem abaixo. Você pode baixar a cópia do arquivo clicando aqui.

QGIS Dissolve

Acesse o menu Processamento Caixa de Ferramentas.

QGIS Dissolve

será aberto um quadro, ou caixa de ferramentas, na lateral direita da interface do QGIS. Pesquise pelo termo Dissolve (digite a palavra).

Clique duas vezes sobre a opção mostrada na imagem abaixo (QGIS geoalgorithmsVector geometry toolsDissolve)

QGIS Dissolve

Será aberta uma nova janela. Em Input layer informe qual a camada sobre a qual o programa irá operar.

Fique atento a opção “Dissolve all (do note use field)”. Caso você escolha “Yes” não será utilizado nenhum campo como base para dissolução das geometrias e isso significa que todas as feições serão mescladas em uma só (neste caso seria o polígono com o contorno do Maranhão). Portanto, para este tutorial vamos usar a opção “No“, para que possamos escolher uma coluna como base para operação.

Em Unique ID Fiel escolha o campo desejado, neste caso NOMEMESO. Escolha se a camada será salva em um layer temporário ou se será gravado em um arquivo permanente. Por fim, clique em Run.

QGIS Dissolve

O resultado da operação é ilustrado na imagem abaixo, onde agora a camada está dividida em apenas cinco polígonos, correspondentes às mesorregiões do estado.

QGIS Dissolve

Para finalizar, assim como no tutorial anterior, vamos gerar uma imagem final com o mapa temático no QGIS sobre as mesorregiões.

QGIS Dissolve

Assim concluímos mais um tutorial. Quais temas você deseja que sejam abordados nas próximas publicações? Comentem, e não deixem de ler as seguintes dicas:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “Dissolver Geometrias no QGIS – Parte 2

  1. Olá,
    Obrigada pelo tutorial.
    Fiz e consegui, porém ficam nós restantes no mapa e ao editar e apagar manualmente um a um, percebi que alguns nós soltos tem alguma ligação com um município geral (fiz no arquivo da RMSP), porque apaga o município inteiro. Sabe como resolver esse problema? Tem alguma forma que dê para apagar os nós sem ser um a um, ou que pelo menos resolva o problema de não apagar o município inteiro quando se apaga um nó solto?

    1. Jessika, a solução não é simples e envolve um conhecimento avançado. Você terá que usar um módulo do GRASS, integrado ao QGIS, para fazer a limpeza destas “ilhas” topológicas.
      Abraço!

      1. Oi Anderson,
        Obrigada pela dica, vou pesquisar como faço isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: