Apostila de Introdução ao Geoprocessamento

Apostila de Introdução ao Geoprocessamento

Quais são suas principais dúvidas relacionados com os conceitos e fundamentos do Geoprocessamento e suas tecnologias como o Sensoriamento Remoto? Na dica de hoje iremos indicar mais uma material gratuito que pode ser de grande ajuda em seus estudos na área de Geotecnologias.

APOSTILA INTRODUTÓRIA EM GEOTECNOLOGIAS

O material elaborado pelo professor Getúlio Batista, que na época trabalhava no do departamento de Agronomia da Universidade de Taubaté, tem o título: Apostila Introdutória de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

A publicação, de 2003, procura apresentar de forma didática, alguma perguntas e respostas sobre Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento, ao longo de suas mais de 50 páginas.

Apostila Introdutória de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Algumas das muitas questões abordadas na apostila são: Quais são as aplicações do Geoprocessamento? O que são Modelos Numéricos do Terreno (MNT)? O que é um banco de dados geográfico? Qual é a estrutura de um Sistema de Informações Geográficas (SIG)? Qual o comportamento espectral dos alvos naturais?

DOWNLOAD – APOSTILA DE SENSORIAMENTO REMOTO

Se interessou por este material didático? Para obter sua cópia, basta baixar o arquivo a partir do link abaixo:

Outras das perguntas respondidas neste interessante material são: O que é um Sistema de Coordenadas Geográficas? O que são projeções cartográficas? O que é Datum? O que é um paralelo padrão ou latitude reduzida?

Em nosso portal temos outros materiais disponíveis para download gratuito que apresentam conteúdo relacionado com esta apostila que acabamos de indicar. Veja alguns exemplos:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: