Apostila: Classificação de Imagens no Spring

Apostila: Classificação de Imagens no Spring

O Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas, mais conhecido como Spring, foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), visando à manipulação de dados geográficos, em especial, manipulação de Imagens adquiridas através de técnicas de sensoriamento remoto. Vamos indicar para vocês uma apostila recente sobre este software e que ensina alguns procedimentos muito úteis em projetos de processamento digital de imagens (PDI).

TUTORIAL DE PDI COM SPRING

Na realidade, os autores da apostila, Alexandro Medeiros Silva; orientado pelo professor Dr. Richarde Marques, a denominaram como “Tutorial Spring” e ela não trata apenas de classificação de imagens.

A apostila trata, especificamente, dos procedimentos de recorte de imagens e seu registro ou georreferenciamento, classificação de imagens e da elaboração de mapas temáticos. As imagens de satélite utilizadas nos exemplos foram adquiridas gratuitamente junto ao Inpe.

Apostila: Classificação de Imagens no Spring

Faça o download gratuito da apostila a partir do link abaixo:

O material, elaborado em 2013, com base no Spring 5.1.8 é uma publicação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Projetos em Análise Espacial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tópico sobre classificação de imagens de inicia na página 23.

Veja outras dicas relacionadas com os usos e aplicações do software Spring:

Quero aproveitar este espaço para parabenizar aos autores. Você já conhecia este material sobre utilização do Spring? Comente, por favor.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: