wxGIS: ArcCatalog e ArcToolBox Open Source

Acabo de ser infomado, através do Grupo MapServer Brasil sobre uma solução opensource bem interessante. Trata-se do wxGIS. O que ele tem de tão especial?

Se você trabalha ou pelo menos já estudou um pouco as funcionalidades do software proprietário ArcGIS, da ESRI, sabe que integrados a ele estão o ArcToolBox e o ArcCatalog, que reunem uma abrangente coleção de funções para Geoprocessamento incluindo ferramentas para gerenciamento e conversão de dados, processamento de coverages, análises vetoriais, geocodificação, análises estatísticas.

Ai é que vem a boa notícia: o wxGIS, que como já falei, é um projeto Open Source, agora possui as extensões wxGIS Catalog e o wxGIS ToolBox, que são análogos aos mencionados acima, ou seja, possuem as mesmas características.

O wxGIS está disponível para Windows (inluindo versão Portable) e Linux. Na imagem abaixo você vê um screenshot do wxGISCatalog no Linux.

Abaixo você pode conferir a interface do wxGIS Toolbox no Windows. Mais imagens do programa podem ser acessadas neste endereço. Você também pode ler mais sobre o wxGIS no blog do Marcello Benigno.

Atualmente o projeto wxGIS está na sua versão 0.2.0, você pode baixar o programa acessando a página oficial, ou através dos links abaixo:

Uma observação importante. Para instalar o wxGIS no Ubuntu é necessário alguns procedimentos que são detalhados neste link.

Agora é testar o programa de todas as formas imagináveis! Deixe seu comentário sobre o wxGIS! 😀

_________________________________________________________________________________

UPDATE: Vários usuários questionaram o fato da versão stadalone do wxGIS estar em russo. De acordo com informações fornecidas pelo Esdras Andrade, o desenvolvedor do programa, o russo Barishnikov Dimitry informa que “o motivo pelo qual a versão Windows está em Russo é devido a uma lei russa que exige que programas desenvolvidos no país tem de estar na língua nativa. Caso seja em outra, o programa terá de ser registrado como uma produção estrangeira. Este problema não é verificado nas versões Linux e Portable por que já são colaborações de terceiros”

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “wxGIS: ArcCatalog e ArcToolBox Open Source

  1. Anderson passei a testar o mesmo!!! em algumas funções comparando com a solução Esri. Parece que software e muito bom mesmo, vou usa-lo no meu dia a dia para saber seus potenciais. Obrigado amigo

  2. Meu toolbox está vazio.
    Utilizo e versão win potátil.
    Como faço?

    Além disso, a ferramenta de identificar também não está funcionando.
    Será problema apenas na versão win?

  3. Esdras Andrade disse:

    Fala Anderson…
    Muito boa essa notícia do wxGIS. Parabéns pela notícia.

  4. Muito bom, mas como eu faço para acessar o wxGIs Toolbox?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: