Arquivos, diretórios e comandos no SO GNU/Linux

Não há como falar em software livre sem falar no que podemos dizer ser o mais famoso de todos eles, o GNU/Linux. Faça o download de um interessante material com uma completa coletânea dos principais comandos utilizados para manipular os arquivos e diretórios nesse Sistema Operacional (SO), tudo em uma linguagem simples, clara e direta.

O LINUX E SUAS DISTRIBUIÇÕES

O Linux é um sistema operacional, ou seja é responsável por fazer a comunicação entre hardwares e softwares. Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de programas de sistema e aplicativos reunidos num único pacote. Uma das distribuições mais populares é o Ubuntu.

Atualmente há milhares de aplicativos para a ambiente Linux, e cada entidade responsável por sua distribuição escolhe os programas computacionais que deverão estar incluídos em seu “pacote”. Recomendo que leia, para obter mais detalhes sobre esse tema, o seguinte artigo:

DOWNLOAD DE APOSTILA DE INTRODUÇÃO AO LINUX

DOWNLOAD DE APOSTILA DE INTRODUÇÃO AO LINUX

A apostila, de 12 páginas ricas em informação, foi elaborada pelo professor Eugênio P. Fernandes Leite, do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do IFPB, está disponível no formato PDF. Para fazer o download, clique no link abaixo:

  • [download id=”7″]

O conteúdo da apostila inclui a definição de arquivos e suas extensões, os diferentes diretórios e suas estruturas, e as várias opções disponíveis para grande parte dos comandos GNU/Linux e muito mais! Tive o prazer de ser aluno do professor Eugênio durante minha gradução ao cursar pelo menos duas disciplinas (SIG Livre e Interpolação espacial) e conheço a qualidade de seus materiais de aula.

Deixem seus comentários sobre este material de intrução ao Linux e aproveitem para ler as seguintes postagens com conteúdo complementar ao que abordamos hoje:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Arquivos, diretórios e comandos no SO GNU/Linux

  1. Lucas Kervald disse:

    Bah, muito bom esse tutorial.
    Me ajudou muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: