Avanços da Comunidade Quantum GIS Brasil

Trababalho com o QGis desde sua versão 0.8.0 Titan, quando o projeto ainda não chegava nem perto de sua maturidade atual e, assim como vocês, vibro ao ver os avanços que o projeto QGis vem tendo nos últimos anos. Por falar em avanços, você já parou para mensurar o crescimento da comunidade brasileira de usuários Quantum GIS?

Por exemplo, nos primeiros dias de março, o grupo de discussão oficial da comunidade QGIS Brasil tinha apenas 14 inscritos, hoje, cerca de três meses depois, este número já passa de 60. É verdade que pode isso pode parecer pouco, mas significa que a quantidade de membros do grupo quadriplicou em uns de 100 dias.

Vale destacar que nossa comunidade não está avançando apenas de forma quantitativa, em números, mas acima de tudo em qualidade! Composta de estudantes e profissionais que respiram Geotecnologias, nosso grupo sempre está envolvido em questões relevantes sobre as diversas ferramentas do QGIS.

Para que todos tenham uma ideia: Na data em que esta postagem estava sendo preparada, 120 mensagens já haviam sido trocadas entre os membros do grupo. Abaixo você pode conferir alguns dos assuntos abordados até aqui:

  • Salvar imagem do Google Earth através do Open Layers plugin;
  • Símbolos Pontuais SVG;
  • Problemas com a ferramenta Merge;
  • Converter Raster para Vetor;
  • Simulador de Tráfego QGis;
  • Seleção de colunas numa Tabela de Atributos.

O que acharam destes temas? Isso é apenas uma pequena amostra do conhecimento que pode ser encontrado nos tópicos discutidos. Você já é cadastrado no grupo? Caso não, acesse e se cadastre gratuitamente clicando aqui. Você verá como é impressionante a velocidade e qualidade com que a comunidade procura responder aos questionamentos e dúvidas que surgem por parte de seus colegas.

Não estamos dizendo que o nossa comunidade é perfeita e que está tudo da melhor forma possível. Ainda há muito, mas muito mais a crescer! À título de exemplo: Ainda não tivemos um evento nacional temático que envolvesse realmente a comunidade nacional de usuários do programa, que com certeza não é pequena. O que você acha deste assunto? Por favor, deixe sua opinião nos comentários, pois ela será muito importante para todos.

Nos próximos dias estaremos organizando uma pesquisa para ter pelo menos uma noção de quantos somos os usuários do QGis no Brasil. Sabemos que este número é bem maior que as dezenas cadastradas atualmente em nosso grupo.

Por hoje ficamos por aqui. Convidamos todos vocês a contribuir para o crescimento e divulgação de nossa comunidade!

Um Abraço!

Publicado originalmente em:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “Avanços da Comunidade Quantum GIS Brasil

  1. Antonio Lima disse:

    Gostei muito do seu artigo no blog da comunidade, vou ficar esperando a abertura da enquete/pesquisa para colaborar.
    Vlw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: