Como Baixar MDE no QGIS usando o Plugin OpenTopography DEM Downloader

Como baixar MDE no QGISSabia que é possível fazer o download de Modelos Digitais de Elevação (MDE) por meio do Plugin OpenTopography DEM Downloader no software QGIS? Aprenda agora como obter gratuitamente sua chave de API e também como pode baixar esses dados para sua área de interesse!

Como baixar MDE no QGIS usando o Plugin OpenTopography DEM Downloader

O Plugin OpenTopography DEM Downloader permite que façamos o download de Modelos Digitais de Elevação (MDE) usando o software QGIS. Com esse complemento é possível baixar dados de MDE Globais como SRTM, Copernicus DEM, NASA DEM, entre outros.

Explicaremos como fazer a instalação do plugin para a realização do procedimento, como obter a chave de API necessária para que o plugin funcione, como também como fazer o download usando essa ferramenta.

Será comentado algumas características essenciais de alguns modelos digitais gratuitos que estão disponíveis atualmente.

1. Instalando o Plugin

No menu: Complementos → Gerenciar e Instalar Complementos.

Como Baixar MDE no QGIS

Digite o nome: OpenTopography DEM Downloader. Esta ferramenta ou extensão instalada no QGIS será para realizar o download dos dados de interesse.

Baixar MDE no QGIS

Observe na imagem acima que há uma lista de quais são os Modelos Digitais de Elevação (MDE) disponíveis. Como o SRTM de 30m original como também o de 90m. Tem dados do Copernicus DEM, NASA DEM, entre outros.

Clique no botão Instalar Complemento.

Para acessar a ferramenta vá no menu: Raster → OpenTopography DEM → OpenTopography DEM Downloader.

Como Baixar MDE no QGIS

 

Ou menu: Processamento → Caixa de Ferramentas → (entre os conjuntos de funcionalidades) OpenTopography → OpenTopography DEM Downloader.

A única diferença entre um acesso e outro é caso deseje executar operações em lote ou seja, baixar MDE de várias áreas diferentes ao mesmo tempo.

Se esse for o caso realize a segunda forma de acesso citada e clique com o botão direito em OpenTopography DEM Downloader e selecione a opção Executar Processo em Lote.

Como baixar MDE no QGIS

2. Como obter a chave de API

Observe que há um campo na janela onde solicita uma chave de API a qual é de uso único para cada usuário. Essa poderá ser obtida de forma gratuita por meio do site presente na descrição do plugin na caixa de ferramentas: https://opentopography.org/

Como baixar MDE no QGIS

Para conseguir a chave de API no site clique no botão azul solicitar chave de API ou Request an API Key”.

Como baixar MDE no QGIS

Será direcionado para uma outra página onde em teoria faria direto seu login se tiver uma conta no sistema. Caso não tenha crie uma nova conta clicando no link Creat new account.

Como baixar MDE no QGIS

Será direcionado para outra página onde fará um cadastro simples: com e-mail para ser seu login, nome, defina a senha, selecione opção de tipo de vínculo e depois só submeter o formulário.

É enviado para o seu e-mail uma informação com a confirmação da conta.

Esse e-mail mostra que a conta precisa ser ativada. Para ativar a conta e fazer o login é necessário clicar no link.

Como baixar MDE no QGIS

Ou cole o endereço do e-mail no navegador e sua conta será validada. Faça o login.

Após o login para obter sua chave de acesso vá em My Account ou “minha conta” e selecione o primeiro link que mostra que pode ter a autorização para ter a chave.

Como baixar MDE no QGIS

Na página aberta clique no primeiro ícone para solicitar API ou “Request API Key” e depois em requisitar ou “REQUEST API KEY”.

Como baixar MDE no QGIS

O código aleatório gerado é a sua chave de API. Copie e cole no QGIS para usar como sua chave, inclusive ficará salva guardada no software. Retornando ao QGIS coloque a chave de API validada e escolha o modelo digital de elevação para o download.

Principais Modelos Digitais disponíveis

Sobre os principais Modelos Digitais que estão disponíveis de forma gratuita é importante destacar que os arquivos serão baixados no formato SRC/EPSG 4674, que corresponde ao DATUM WGS84 e sistema de coordenadas Geográficas.

SRTM e Copernicus

A missão SRTM foi realizada no ano 2000 há mais de 20 anos por isso é importante levar em conta o relevo, a topografia que o mundo tinha naquela época.

Existem Modelos Digitais de Elevação (MDE) que são mais recentes como por exemplo o Copernicus, o levantamento dos dados para gerar esse modelo foi realizado entre 2011 e 2015.

Ou seja o SRTM tem pelo menos 10 anos à mais (mais antigo) que o Copernicus e muitas partes do mundo podem ter seu relevo alterado nesse período por questões de erosão, atividade extrativista, enfim, várias razões que podem fazer o relevo de determinado local  mudar com o passar de décadas.

NASA DEM e TOPODATA

O NASA DEM usou os dados brutos que foram levantados na missão SRTM e trabalhou com eles usando tecnologia mais recente para ter correções de vazios.

Ele não é uma simples reamostragem dos dados como no caso do TOPODATA.

No caso do NASA DEM, pegaram modelos brutos que deram origem aos modelos digitais SRTM e processou esses arquivos originais brutos para gerar o NASA DEM que são dados com base no ano 2000 mais processados com correções que o SRTM não tinha.

É importante analisar esses fatores no momento da escolha de qual modelo digital de elevação vai baixar.

3. Como fazer o download

Para exemplificar vamos baixar dados do Copernicus Global de 30m.

Na janela aberta defina sua área de extensão para o download, clicando na seta para baixo terá algumas opções como mostra a imagem

Como Baixar MDE no QGIS

  • A primeira seria calcular sua área de interesse a partir da camada vetorial;
  • A segunda seria usar a extensão da tela do mapa que seria todo o quadro branco que aparece no mapa ou;
  • A terceira opção de desenhar na tela, será a nossa escolha para este exemplo, onde é  possível diminuir o nível de zoom e fazer um retângulo pegando a área em volta do município.

Escolha se vai salvar como arquivo temporário ou arquivo permanente.

Será iniciado o download. Dependendo de sua área de extensão bem como da velocidade de sua internet o tempo pode variar.

Concluído o download feche a janela. Perceba a vantagem do uso desse plugin ele já faz o mosaico da área de interesse.

Como baixar MDE no QGIS

Gostaria ver esse conteúdo em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando o passo a passo de como baixar MDE utilizando o plugin do QGIS. Assista abaixo ou em nosso Canal no YouTube ClickGeo. Não deixe de seguir o nosso Instagram, @clickgeo.cursos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Picture of Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: