Como converter Pontos para Polígono usando QGIS

Converter Pontos para Polígonos - QGIS

Gostaria de aprender como gerar polígonos a partir de um conjunto de pontos? Neste tutorial será explicado como fazer isso usando o QGIS!

Como converter Pontos para Polígono usando QGIS

Nas versões antigas do QGIS da série 2.14 ou 2.18 existia um plugin que fazia esse trabalho, o plugin POINTS2ONE, só que para essas novas versões do QGIS esse plugin não é mais compatível. O que existe agora são duas ferramentas nativas do QGIS que você pode usar em sequência para converter esses pontos em polígonos.

Primeiro fazemos a conversão de pontos para uma linha e depois essa linha ou linhas podem ser convertidas em um polígono ou vários polígonos.

Na imagem a seguir verá na tela do QGIS uma área da cidade de João Pessoa, uma reserva da mata Atlântica, região conhecida de Mata do Buraquinho.

Converter Pontos em Polígono - QGIS

Poderá perceber uma série de pontos, geometrias pontuais, são dezenas delas que delimitam o que seria o polígono da Mata do Buraquinho. A ideia é converter esses pontos em um polígono para essa região.

1. Conversão de pontos em linha

Acesse o menu: Processar → Caixa de ferramentas.

Como Converter Pontos em Polígono - QGIS

Na Caixa de Ferramentas de processamento há uma caixa de busca onde pode procurar pela ferramenta que deseja. Para esse exemplo de conversão de ponto para polígono recomendo que digite a palavra Linha, irá aparecer as duas ferramentas para realização do procedimento.

A primeira delas está localizada em Criação de vetor → Pontos para linhas. Dê um duplo clique.

Como Converter Pontos em Polígono - QGIS

Na janela aberta indique qual a camada que tem as feições pontuais. Neste exemplo será a camada Limites, a camada que tem os pontos.

Como converter pontos em Polígonos - QGIS

Observa na imagem acima que logo em seguida tem a opção de Campo de Ordenação. Para que serve?

Imagine que esses pontos foram coletados a partir do levantamento por GPS e quem estava fazendo o trabalho de coleta dos dados começou a partir de um determinado ponto. Aí ele coletou um ponto, dois, três, quatro e foi seguindo no sentido horário. Ao chegar em determinado ponto o expediente acabou, quando retornou não voltou para onde havia parado seguindo a sequência.

Começou em outra extremidade e foi seguindo a construção dos pontos para depois voltar e fazer a outra parte da região, concluindo o levantamento da quantidade de pontos que na opinião dele seriam necessários para definir aquele polígono.

O que vai acontecer se utilizar o Campo de Ordenação como sendo o padrão?

Os pontos vão ser unidos na forma de linhas que vão se cruzar. Por exemplo, ele vai seguir a sequencia inicial e quando chegar onde parou em vez de pegar o próximo ponto em sequência vai continuar de onde foi coletado o ponto seguinte conforme o GPS.

Então para que o programa saiba qual é a ordem em que os pontos devem ser unidos indique um campo de ordenação porque senão pode ser que ele não siga a ordem adequada.

Para obter essa ordenação abra a tabela de atributos.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

Vai encontrar um campo onde tem numerado cada ponto em sequencia 1, 2, 3 e assim por diante. Pode criar um campo ou editar semelhante a esse para fazer seu procedimento.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

Na janela de Pontos para Linhas também é possível indicar um campo de grupo. Mas o que seria um campo de grupo dessa ferramenta?

Imagine que nesse conjunto de pontos não queira formar uma única linha unindo todos o pontos formando um único polígono, mas quer formar grupos de linhas que vão ser grupos de vários polígonos.

Usando a ferramenta Campo do Grupo pode criar uma tabela uma coluna onde vários pontos por exemplo teria grupo 1, grupo 2, grupo 3, então cada um desses grupos serão unidos em diferentes linhas e depois pode converter para diferentes polígonos.

Aqui vamos trabalhar com apenas um único polígono.

Por fim defina em que diretório o seu arquivo vai ser salvo, pode ser um arquivo temporário ou pode salvar como arquivo permanente. Neste caso foi salvo como arquivo temporário afinal o objetivo é que ao terminar o processo tenhamos um polígono e não simplesmente linhas.

Clique em Executar, um simples clique já realiza o processo. Feche.

Desabilite a imagem de satélite, vai perceber que a linha foi criada. Observe que a linha não une o ponto final e inicial, pelo fato de que se fosse fechado seria um polígono e não uma linha.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

2. Conversão de linha em polígono

Vá na opção Geometria do vetor → Linhas para polígonos. Dê um duplo clique.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

Indique qual a camada que vai usar para converter. A camada ficou com o nome de Caminhos. Indique onde vai ser salvo o arquivo, pode ser uma camada temporária ou pode salvar como arquivo definitivo. Clique em Executar para concluir o processo.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

Em poucos instantes será gerado o polígono definindo o limite da área de interesse.

Como converter pontos em polígonos - QGIS

O que achou?

QUER APRENDER MAIS SOBRE QGIS?

Nós temos uma capacitação on-line completa, do básico ao avançado, em Produção de Mapas e Geoprocessamento com QGIS. Por sinal, com certificado reconhecido pelo MEC.

Quer saber mais detalhes como ementa, carga horária, e outras informações? Acesse a página abaixo:

Gostaria de assistir esse conteúdo em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando de forma detalhada o passo a passo desse procedimento! Assista abaixo ou em nosso canal do YouTube, ClickGeo! Não esqueça de seguir o nosso Instagram: @clickgeo.cursos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Picture of Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: