Como converter Valores dos Pixels em Dados Vetoriais com QGIS

Como converter Valores dos Pixels em Dados Vetoriais com QGIS

Neste tutorial vamos ensinar como converter os valores de cada pixel de um raster em um arquivo vetorial. O dado gerado terá as informações armazenadas em sua tabela de atributos. Continue lendo para entender a utilidade prática deste processo.

TUTORIAL DE CONVERSÃO DE PIXEL EM VETOR

É importante entender a aplicabilidade deste tipo de operação. Afinal, não adianta saber como fazer algo se não compreendermos para que aquilo serve.

Com ela você pode, por exemplo, extrair os valores de cota para cada um dos pixels de um dado matricial ou obter a informação relacionada com o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) de uma determinada área.

Quero fazer o Download deste Tutorial

Você pode inclusive baixar o arquivo matricial utilizado no tutorial. O link para download está na terceira página do PDF.

Tutorial: Como converter Valores dos Pixels em Dados Vetoriais com QGIS

Como você poderá ver, o material QGIS – Como converter Valores dos Pixels em Dados Vetoriais é bastante ilustrado e detalhado. O procedimento é bastante simples de ser realizado no QGIS.

Para fazer o download do tutorial, clique na imagem da capa acima ou nos botões “Quero Baixar este Tutorial“. Assim você será direcionado para página de inscrição gratuita em nossa Lista VIP.

Quero fazer o Download deste Tutorial

Em caso de dúvidas sobre este tutorial, entre em contato através do sistema de comentários neste post ou então pelos canais indicados na página dois do PDF.

Dicas adicionais sobre o QGIS na manipulação de dados raster:

Espero que este material seja útil em seus estudos. Aproveito para convidar você para se inscrever gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

6 thoughts on “Como converter Valores dos Pixels em Dados Vetoriais com QGIS

  1. Fabiano Marion disse:

    Olá Anderson. Parabéns, seus tutoriais já me ajudaram muito!! Fui executar o r.to.vect e deu o seguinte erro “não contém um conjunto válido de módulos do GRASS 7. Por favor, vá para a caixa de diálogo Configurações de processamento e verifique se a pasta GRASS 7 está configurada corretamente”. Por gentileza, poderia me indicar um tutorial que mostre como fazer a referida configuração? Desde já agradeço

  2. Não consigo baixar o arquivo tutorial: converter os valores de cada pixel de um raster em um arquivo vetorial, mesmo estando cadastrado

  3. Bruno Barreto disse:

    Anderson, boa tarde, preciso de capacitação para melhor avaliar imagens obtidas de satélites. O intuito principal é a diferenciação da vegetação e demais usos do solo e, também, o somatório das respostas espectrais para que eu possa definir a área de cobertura de cada uma das classes identificadas. Geralmente, procuro utilizar o Qgis, embora, tenha algumas limitações. Tens como me ajudar? Caso a resposta seja positiva, como efetuo a contratação? Obrigado!

  4. Estou descobrindo o QGIS, sou leigo.Preciso do tutorial dos primeiros passos, para engatinhar e começar a andar. Meu foco será carta imagem… preciso de ajuda.
    Abraços, Anderson..Que Deus guie nossos passos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: