Conheça o Conversor Dxf2xyz

Você costuma trabalhar com dados de altimetria em seus projetos? Se este for o caso, você gostará especialmente desta dica. Apresento para vocês um conversor gratuito (mas não open source) que converte arquivos DXF, contendo dados altimétricos para arquivos de texto de formatos comuns como o ASC (*.asc) e o DAT (*.dat). Os dados são organizados em três colunas do tipo XYZ. Estou me referindo ao utilitário Dxf2xyz.

Este utilitário gratuito foi desenvolvido pela Guthrie, a qual desenvolve ferramentas para projetos envolvendo as tecnologias CAD e GIS.  No site é possível encontrar outros interessantes conversores, sendo a grande maioria comerciais.

É importante destacar que a ferramenta se limita a conversão das seguintes entidades: Point, line, polyline / Vertex, lwpolyline (em resumo: pontos ou curvas de nível). Estes arquivos devem estar salvos na versão 2002 ou anteriores.

Para baixar o leve arquivo, acesse a página oficial de download do Dxf2xyz clicando aqui (0.75MB).

Sinceramente, esta pode não ser a melhor ferramenta para realização deste procedimento. Mas é sempre importante conhercer estas ferramentas que podem lhe dar uma força na hora do aperto.

Leia também:

Deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

10 thoughts on “Conheça o Conversor Dxf2xyz

  1. Anderson

    bom dia

    Como faço para converter arquivo dxf -autocad para shape file. ????

    Obrigado

    1. Oi Cristiano,
      Recomendo que use o QGIS para isso. Ok?
      Você abre o DXF nele e escolhe a opção “Salvar Como…” e escolhe o formato desejado.
      Abraço!

  2. Caso alguém utilize Microstation, também é possível a conversão a partir da ferramenta XYZ TEXT – EXPORT COORDINATES.

  3. Edmar Busana disse:

    Esse aplicativo ajudou na criação de tabelas, onde transformou-se coordenada UTM para geografica e posteriormente serem lidas com o google maps API. Obrigado.

  4. Augusto Pombo disse:

    Convem lembrar que só aceita ficheiros DWG ou DXF em versões mais antigas. Tem de gravar os ficheiros em versão ACAD 2000.

      1. Augusto Pombo disse:

        Oi Anderson. Eu vi no site essa informação mas quiz enfatizar aqui para que alguém não venha a falar que não funciona, se os ficheiros forem salvos em versões mais recentes. Como o meu trabalho aqui em Portugal é em pontes e viadutos, esse programinha me dá as coordenadas de estruturas em 3D, tabuleiros, pilares, etc que me facilita o posicionamento da cofragem.

  5. Anderson Santos disse:

    Xará! Não conhecia esta ferramenta. Vou fazerr uns testes e qualquer coisa te incomodo pra me ajudar, ok?
    Bom fim de semana.

    1. Anderson, pode ficar a vontade de entrar em contato caso encontre problemas. Abraço e bom fim de semana para você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: