Como gerar um Polígono usando Pontos no QGIS

Tutorial de QGIS

O assunto hoje é como gerar um polígono a partir da localização de um conjunto de pontos. Essa operação também pode ser considerada uma conversão de pontos para entidade do tipo polígono. É importante destacar que esse procedimento é útil, por exemplo, para conversão de dados coletados por métodos de posicionamento via satélite.

Para baixar o pequeno conjunto de pontos utilizado neste passo a passo, clique aqui. Este tutorial também está disponível em formato de vídeo em nosso Canal no Youtube!

POINTS2ONE: CONVERTER PONTOS PARA POLÍGONOS

PASSO 1: Adicione a camada de informação ao QGIS. Usando o ícone adicionar camada vetorial (Adicionar camada vetorial) ou o atalho Ctrl+Shift+V. A imagem abaixo ilustra a visualização dos dados importados.

Pontos no QGIS

PASSO 2: Instale o plugin python Points2One. Caso você ainda não saiba como fazer esta instalação leia este tutorial que explica como executar esta ação. O ícone do complemento é este: Points2One.

PASSO 3: Acesse a extensão através do ícone mostrado no passo anterior ou pelo menu Vetor → Points2One Points2One.

Veor > Points2One > Points2One

PASSO 4: Na interface seguinte, informe a camada que será considerada para geração do polígono, indique o diretório e nome do arquivo que será criado e por fim, clique em Ok.

É possível realizar esta operação com base em um campo da tabela de atributos e definir a codificação dos caracteres da tabela de atributos.

Gerar Polígono a partir de Pontos no QGIS

RESULTADO: Na imagem abaixo, ilustramos o resultado da operação. Logicamente, você pode alterar o visual da camada ao seu gosto ou necessidade.

Como gerar Polígono a partir de Pontos no QGIS

O que acharam? Alguma dúvida sobre esta operação? Espero seus comentários indicando sua opinião, sugestão ou qualquer outra contribuição.

Leia também:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

15 thoughts on “Como gerar um Polígono usando Pontos no QGIS

  1. Não aparece esse plugin para ser baixado na versão 3.4

  2. Eduardo Ribeiro disse:

    Olá,
    como faço para unir pontos referenciados como uma linha na versão 2.18 do Qgis

  3. Eu tenho uma camada de polígonos e preciso criar uma camada de pontos com um ponto para cada polígono.

  4. Excelente tutorial, Anderson.
    Mas veja só, será que existe no QGIS alguma ferramenta semelhante ao Points2One, só que capaz de interligar estes pontos através de curvas do tipo Spline e não de retas, como forma de “suavizar” as formas do polígono?
    Obrigado.

    1. também estou com a mesma dúvida. Já solucionou?

  5. Natalia Araujo disse:

    Anderson, boa tarde.

    Apareceu esse erro abaixo, como proceder?

    Um erro ocorreu enquanto executava o seguinte código Python:

    Traceback (most recent call last):
    File “C:/Users/Natalia Araujo/.qgis//python/plugins\points2one\points2one_gui.py”, line 173, in accept
    engine.run()
    File “C:/Users/Natalia Araujo/.qgis//python/plugins\points2one\p2o_engine.py”, line 53, in run
    raise FileDeletionError
    NameError: global name ‘FileDeletionError’ is not defined

    Versão do Python:
    2.7.2 (default, Jun 12 2011, 15:08:59) [MSC v.1500 32 bit (Intel)]

    Versão do QGIS
    1.8.0-Lisboa Lisboa, f440b60

    Caminho para o Python: [‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python’, ‘C:/Users/Natalia Araujo/.qgis//python’, ‘C:/Users/Natalia Araujo/.qgis//python/plugins’, ‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python/plugins’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\bin\\python27.zip’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\DLLs’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\plat-win’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\lib-tk’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\bin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\PIL’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\Pythonwin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\wx-2.8-msw-unicode’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\python\\plugins\\fTools\\tools’, ‘C:/Users/Natalia Araujo/Desktop’]

  6. sidirley maia maia nogueira disse:

    boa tarde, meu Qgis é o 1.7.4 wroclaw, tentei baixar os complementos points 2one e o table manager, mas o programa plugins available disse que o complemento está quebrado, ou seja, deu erro. o que será que pode ser esse erro?

    att, sidirley maia

  7. Estou tendo dificuldades em abrir o arquivo PONTOS DE INTERECE. Fiz a operação com um arquivo ponto que tenho e ocorreu um ERRO PYTON (Um erro ocorreu enquanto executava o seguinte código Python:

    Traceback (most recent call last):
    File “C:/Users/trr/.qgis//python/plugins\points2one\points2one_gui.py”, line 173, in accept
    engine.run()
    File “C:/Users/trr/.qgis//python/plugins\points2one\p2o_engine.py”, line 53, in run
    raise FileDeletionError
    NameError: global name ‘FileDeletionError’ is not defined

    Versão do Python:
    2.7.2 (default, Jun 12 2011, 15:08:59) [MSC v.1500 32 bit (Intel)]

    Versão do QGIS
    1.8.0-Lisboa Lisboa, 6416f38

    Caminho para o Python: [‘C:/Users/trr/.qgis//python/plugins\\sextante’, ‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python’, ‘C:/Users/trr/.qgis//python’, ‘C:/Users/trr/.qgis//python/plugins’, ‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python/plugins’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\bin\\python27.zip’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\DLLs’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\plat-win’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\lib-tk’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\bin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\PIL’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\Pythonwin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\wx-2.8-msw-unicode’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\python\\plugins\\fTools\\tools’])

    Isso que apareceu!

  8. ailson cardoso disse:

    Não é possível carregar o plugin: não foi possível carregar o pacote necessário rpy2.
    Certifique-se de que ambos R e a versão correspondente do Rpy2 estão instalados corretamente.

    aparece essa mensagem quando abro o Qgis, o que devo fazer?

    agradeço a orientação.

      1. Marcelo Parise disse:

        O mesmo problema está acontecendo comigo. ocorre a mesma mensagem de erro.
        O que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: