Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Tutorial de SpringO que são isolinhas? São curvas que unem entre si pontos da superfície que tenham o mesmo valor de cota. As curvas de isovalores possuem algumas propriedades importantes entre elas: todas são fechadas, a menos que interceptem as fronteiras de definição do mapa e nunca se cruzam. Quer entender melhor como trabalhar com este conceito em SIG? Aprenda neste tutorial como gerar isolinhas no Spring, versão 5.2.3.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Arnon Batista Nunes. Ele possui graduação em Geografia Bacharelado, pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, (2013). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Planejamento Ambiental e Territorial e Geoecologia das Paisagens. Atualmente é pesquisador e consultor autônomo, tem ministrado cursos práticos com os softwares Spring 5.2.5 e ArcGIS 10, entre outras atividades.

TRABALHANDO COM ISOLINHAS NO SPRING

O SPRING 5.2.3 gera isolinhas ou curvas de isovalores a partir de um modelo numérico de terreno (MNT) na forma de grade retângular ou triangular utilizando o método das células.

Neste tutorial utilizou-se os dados do projeto TopoData. O projeto TopoData oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais básicas em cobertura nacional, elaborados a partir dos dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores.

Isolinhas Spring

Na janela de Geração de Isolinhas:  em “Gerar:”, selecione opção Arquivo para criar esta representação definitivamente.

Isolinhas Spring Tutorial

Em “Modo“, selecione a opção Fixo, se desejar que as isolinhas sejam equidistribuídas em intervalos de cota iguais, ou selecione a opção Variável, para inserir manualmente os valores de cota das isolinhas desejadas.

Software Spring

Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Procedimento para Gerar Isolinhas no Spring

Para o modelo numérico pode-se gerar texto para amostras em geral, tanto para pontos quanto para linhas cotadas. Inicialmente selecione o PI no Painel de Controle para o qual deseja-se gerar o texto, pois será executado sobre o PI ativo.

Como Gerar Isolinhas no Spring 5.2.3

Tutorial de Spring

REFERÊNCIAS

Valeriano, Márcio de Morisson. Topodata: guia para utilização de dados geomorfométricos locais. 2008. Disponível em <http://www.dsr.inpe.br/topodata/documentos.php>. Acesso em: 10 de dezembro 2011.

CÂMARA, G.; SOUZA, R.C.M.; FREITAS, U.M.; GARRIDO, J. (1996). “Spring: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling”. Computers & Graphics, v.20, n.3, p. 395-403, may-jun.

DOWNLOAD DO TUTORIAL SOBRE SPRING

O que vocês acharam deste tutorial? Gostará de saber que o autor disponibiliza uma versão em PDF para download gratuito:

Em breve o Arnon Nunes estará publicando em nosso site outros tutoriais sobre este robusto programa brasileiro de SIG.

Nos links a seguir você encontrará mais dicas e materiais diversos sobre o Spring e suas variadas aplicações.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: