Delimitação Automática de Bacias Hidrográficas com Dados SRTM

Delimitação Automática de Bacias Hidrográficas com Dados SRTM

O que é uma bacia hidrográfica? Esta é questão básica para quem deseja começar a trabalhar com Geoprocessamento aplicado aos Recursos Hídricos. Nesta matéria vamos indicar um interessante artigo, completo, sobre este assunto, com foco na delimitação automática das bacias hidrográficas em SIG, usando imagens SRTM.

O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Dito de forma simples, é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou por um sistema integrado (conectado) de cursos d’água, de forma que toda vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.

Para um estudo sobre os conceitos técnicos relacionados com bacias hidrográficas, recomendo o download e a leitura do material disponível no link a seguir:

Agora iremos dar destaque para um artigo que aborda o contexto prático da delimitação destas bacias, tendo como materiais utilizados o software ArcGIS e imagens Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM).

ARTIGO: ARCGIS NA DELIMITAÇÃO DE BACIAS

O artigo Delimitação Automática de Bacias Hidrográficas Utilizando Dados SRTM foi publicado em 2010 pelos autores Teodorico Alves Sobrinho, Paulo T. S. Oliveira, Dulce B. B. Rodrigues e Fábio M. Ayres.

O trabalho teve como objetivo analisar uma metodologia de delimitação automática de bacias hidrográficas. Como já citado, foram usados dados SRTM e o programa ArcGIS.

Delimitação Automática de Bacias Hidrográficas com Dados SRTM

Um detalhe significativo é que os resultados atingidos confirmaram valores de áreas compatíveis aos obtidos com base em cartas topográficas.

Assim, a automatização da delimitação de bacias hidrográficas pelos meios empregados apresentou-se vantajosa em relação ao custo-benefício proporcionado, além de estabelecer a padronização do traçado e posterior minimização de conflitos quanto à fixação da unidade de gestão dos recursos hídricos.

DOWNLOAD DO ARTIGO – BACIAS E SIG

Deseja fazer o download do artigo completo? A publicação tem um total de 12 páginas e pode ser baixada através do link abaixo:

Os autores da publicação são os professores Daniel Fonseca de Carvalho e Leonardo Duarte Batista da Silva.

Nos links seguintes você encontra informações sobre temas relacionados com a dica que fornecemos nesta postagem:

Fez o download dos materiais indicados nesta postagem? Aguardamos seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: