ArcGIS aplicado ao Ambiente Urbano e Transporte

Material sobre ArcGIS aplicado ao Ambiente Urbano e Transporte

A dica de download de hoje é voltada para quem deseja aprender sobre práticas de Geoprocessamento, mais especificamente SIG voltadas para o nicho de transportes e urbanismo. A apostila que vamos recomendar aqui apresenta o uso do ArcGIS neste contexto.

APOSTILA ENSINA USO DO ARCGIS

O material que vamos divulgar aqui foi feito para a disciplina de ambientes urbanos e transporte do departamento de engenharia civil da Universidade do Porto.

Esta apostila consiste em um tutorial sequencial sobre o uso do ArcGIS aplicado aos temas abordados na disciplina. Logicamente, a metodologia empregada nos exercícios podem ser reproduzidas em outros programas para Sistemas de Informações Geográficas.

Apostila Gratuita de SIG com ArcGIS no Ambiente Urbano e Transportes

O guia está organizado em oito pequenas aulas, que abordam desde tarefas básicas no ArcMap, passando por aplicação de ArcScripts até as análises desenvolvidas para este tipo de aplicação.

Alguns dos itens apresentados são: Representação espacial de gráficos de barras, estimativa de distância percorrida a partir de cada centro de distribuição, impacto sobre a rede viária, associação de tabelas, operações espaciais, entre outros.

DOWNLOAD DO MATERIAL E DADOS DE EXEMPLO

No total você poderá baixar seis arquivos, sendo eles a capa e o sumário, as aulas organizadas em duas por PDF e os dados que podem ser utilizados para replicar os procedimentos explicados no material.

Para obter sua cópia destes materiais, acesse cada um dos links abaixo:

Embora a versão utilizada no material foi o ArcGIS 9.1, certamente ele poderá ser muito útil para quem deseja aprender conceitos que podem ser usados em outras versões mais recentes ou mesmo em outros softwares.

Leia também as seguintes dicas extras de ArcGIS, com artigos, dicas e tutoriais:

Aguardamos agora os seus comentários sobre esta nova indicação de leitura sobre Geotecnologias.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “ArcGIS aplicado ao Ambiente Urbano e Transporte

  1. alberto luiz disse:

    Anderson, bom dia!
    Com a mudança do ARCSCRIPTS não é mais possível encontrar o programa em VB, indicado no exercício, para o cálculo dos centroides.
    Vc teria uma copia do referido programa, o addxy?

  2. Celestino Pereira disse:

    Caro Anderson,
    Bom dia!
    Estou interessado em aprender a aplicar as geotécnologias na gestão ambiental (gestão de resíduos). Como iniciante, qual o software, e um de seus cursos, que me aconselha para iniciar o aprendizado.
    Att.
    Celestino Pereira

    1. Celestino,
      Qualquer software (QGIS ou ArcGIS, por exemplo) pode ser usado para este fim. O mais importante é sua metodologia.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: