Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

Download: Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

Você sabia que existem normas para o emprego de símbolos em mapas? Inclusive há toda uma legislação relacionada com isso. Felizmente, há disponível bastante conteúdo sobre este tema e que pode nos ajudar na compreensão deste assunto tão importante. Aqui faremos a indicação de um desses materiais.

MANUAL DO EXÉRCITO PARA SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS

O Manual Técnico de Convenções e Símbolos Cartográficos foi preparado pelo Exército Brasileiro e está organizado em dois volumes, publicados entre 1998 e 2000.

O primeiro volume estabelece as normas para a representação dos acidentes naturais e artificiais destinados à confecção de cartas topográficas e similares nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000.

Já o catálogo do segundo volume tem por objetivo especificar as características dos sinais convencionais para o emprego nas cartas topográficas e similares, nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000, bem como os tipos e tamanhos de letras a serem usadas na nomenclatura.

Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

As especificações aplicam-se principalmente ao desenho final, no qual deve ser observada rigorosa obediência aos padrões neles estabelecidos, devendo ser evitadas modificações que possam causar dúvidas quanto à natureza e orientação dos elementos representados.

DOWNLOAD DOS GUIAS SOBRE CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS

Sem dúvida este material ainda é muito válido e útil para quem deseja conhecer conceitos e técnicas ligados à cartografia. Você pode baixar os dois volumes (em PDF) nos links abaixo:

No total, os dois materiais disponíveis acima somam quase 180 páginas de conteúdo. Recomendo fortemente que faça o download.

Acesse também os seguintes materiais, como complemento ao apresentado nos manuais em destaque aqui:

Em caso de dúvida, entre em contato conosco. E deixe de comentar sobre o conteúdo deste e-book.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

5 thoughts on “Manuais Técnicos de Convenções Cartográficas

  1. Olá Anderson Medeiros. Parabéns pelo conteúdo bem explicado e em uma linguagem acessível. Você conhece algum documento com diretrizes para símbolos de maiores escalas? (1:500 , 1:1000 e 1:5000)

    1. Marcos Bianchi disse:

      Aos 52 anos, você e sua equipe reabriram as portas do conhecimento em minha vida…. isso não tem preço. muito obrigado.

      1. Marcos, seu comentário é uma grande motivação para continuarmos nosso trabalho.
        Mantenha contato. Sucesso em sua nova empreitada. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: