Apostila: Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens

Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia

Em termos simples, Ecologia é a ciência que estuda as várias interações entre os organismos e o ambiente onde estão inseridos. Como o Geoprocessamento e suas tecnologias, como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) podem ser empregadas nas Geotecnologias. Aqui iremos indicar o download de um material prático gratuito nesta temática.

GEOPROCESSAMENTO E ECOLOGIA

Primeiramente, é interessante mencionarmos que a apostila que vamos destacar aqui não é o único que temos disponível em nosso site sobre ecologia e meio ambiente apoiado pelas tecnologias da Geoinformação. Veja estes exemplos:

Agora iremos descrever o conteúdo deste recurso didático preparado por professores da Universidade de São Paulo (USP).

ECOLOGIA DA PAISAGEM E GEOTECNOLOGIAS

A apostila Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens é um material didático para aulas práticas. Os autores são os professores Simone R. Freitas, Leandro Tambosi e Milton Cézar Ribeiro.

Introdução às Ferramentas de Geoprocessamento para Ecologia de Paisagens

O conteúdo foca na apresentação e utilização das ferramentas do software ArcGIS para área de gestão ambiental e ecologia. No total são 18 páginas com roteiros para exercícios.

Este material começa apresentando o ArcMap e ArcCatalog, falando também de georreferenciamento, reprojeção de dados geográficos, análise espacial e layout de impressão.

DOWNLOAD DE APOSTILA DE SIG PARA ECOLOGIA

Para baixar uma cópia do arquivo (gratuito), faça o download a partir do link abaixo:

Conforme se pode observar, a apostila não aborda os aspectos teóricos dos fundamentos de SIG. Isso você pode obter, lendo os seguintes posts em nosso site:

Vocês já conheciam este material? Deixe, por favor, seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: