Confusões comuns no mundo das Geotecnologias

Conceitos - GeoO que é uma informação de natureza geográfica? De forma simples, toda e qualquer informação ou fenômeno que possa ser associado ou referenciado a uma localização por meio de coordenadas (x, y, z). Nesta matéria indicaremos um artigo bastante didático, publicado na Revista FOSSGIS Brasil, onde você poderá tirar muitas de suas dúvidas sobre Sistemas de Coordenadas, Projeções e Escalas.

CONCEITOS EM GEOPROCESSAMENTO

Nos links abaixo você poderá acessar algumas dicas publicadas anteriormente sobre aspectos conceituais do Geoprocessamento e suas tecnologias:

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Na inauguração da seção “Por dentro do Geo” da Revista FOSSGIS Brasil, o autor André Mendonça publicou uma matéria falando de certas coisas básicas que todo mundo que trabalha com Geoinformação deveria saber para realizar seu trabalho de forma adequada. Por exemplo:

Em que são baseados os referenciais geodésicos? Em modelos matemáticos que representam a superfície terrestre. Usualmente a Terra é representada nestes modelos por um elipsoide de referência, que gera uma superfície constante de coordenadas tridimensionais.

Confusões comuns no mundo das Geotecnologias

Com o apoio de técnicas cada vez mais precisas e acuradas, os referenciais na qual são baseados os sistemas de coordenadas do século XXI são sempre de natureza geocêntrica, ou seja, tem como referencial o centro de massa da Terra, ao invés dos já em desuso, de referência locais (topocêntricos, cuja referência é um ponto arbitrário na superfície terrestre).

Lendo o artigo completo você encontrará as respostas das seguintes perguntas:

  • Quando podemos considerar o sistema SIRGAS2000 idêntico ao WGS84?Geotecnologias
  • Como saber qual é nossa escala de trabalho?
  • O que são códigos EPSG?
  • Qual é a qualidade das bases cartográficas existentes no Brasil?
  • Até que ponto certas precauções são válidas no trabalho com dados geográficos?

Se interessou? Faça então o download da edição de março/2011 da FOSSGIS Brasil e leia o artigo publicado nas páginas 27-32:

Quais são suas outras dúvidas sobre Geotecnologias? Deixem seus comentários. Quem sabe eles não poderão ser a base de novos tópicos neste site?

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: