Geoestatística no R: Comparativo entre Scripts

Geoestatistica no R: Comparativo entre Scripts

Você conhece o Software R? Ele é um poderoso sistema com imenso potencial de aplicação para Geoestatística. Neste post vamos comentar sobre um interessante artigo que compara dois dos Scripts disponíveis neste programa open source.

SISTEMA R E SEU USO PARA GEOESTATÍSTICA

O programa R é um dos melhores existentes na atualidade para análise estatística. Todo o conteúdo da janela do console do R pode ser salvo, marcado e eliminado utilizando os recursos do sistema operacional e da barra de ferramentas.

Como principais vantagens do R é o fato de ser um programa gratuito, e os pacotes (libraries/packages) são escritos e desenvolvidos por pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento. Dentre os pacotes, destaca-se o geoR utilizado para análises geoestatísticas.

Artigo sobre Geoestatistica no R: Comparativo entre Scripts

O objetivo do artigo, que tem o título Geoestatística no R: Um Estudo Comparativo entre dois Scripts, foi verificar se existem diferenças consideráveis nos resultados de uma análise geoestatística entre duas formas distintas de análise, através de dois scripts diferentes, utilizando o pacote geoR, para o mesmo conjunto de dados, no programa R.

Foram avaliados 35 indicadores, que foram divididos em tabelas, de acordo com a etapa do processo analítico. Em termos gerais, o “script 1” apresentou pequena superioridade em relação ao “script 2“.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA NO R

Foram coletados 199 amostras de solo, cujo grid amostral foi de espaçamento irregular, com distâncias entre pontos variando de 3 a 425 metros. As amostras foram obtidas a uma profundidade de 0 a 20 cm.

Quer ler este artigo na íntegra para conferir em detalhes a metodologia empregada e a discussão dos resultados encontrados na análise? Basta clicar no link abaixo:

Este artigo foi publicado nos anais do IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias, realizado em maio de 2015. Seus autores são Batista, A. P. B., Santos, G. R., Mello, J. M., Silva, K. E., Kaleita, A.

Não deixe de ler também as seguintes dicas sobre Geoestatística:

Logo teremos outras dicas relacionadas com Geoestatística. Aguardem!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: