Como criar um Buffer no gvSIG

Este tutorial faz parte de uma série que tem por objetivo explicar como realizar análises espaciais com os diversos operadores espaciais disponíveis no gvSIG. Neste primeiro momento iremos dar uma explicação prática com o uso da operação que envolve a geração de buffer. Você sabe o que é um buffer e quais são suas aplicações no Geoprocessamento? Esta é uma atividade em Geotecnologias bastante comum, simples, mas de grande utilidade.

TUTORIAL DE ANÁLISE ESPACIAL COM GVSIG

A operação de criação de um buffer, cria uma nova camada de informação vetorial do tipo polígono, gerados como áreas de influência em torno das geometrias dos elementos vetoriais de um layer de entrada.

gvSIG: Geração de Buffer

As geometrias dos layers de entrada podem ser pontos, linhas ou polígonos. Para cada geometria de entrada, pode-se gerar um ou vários buffers. Quando o tipo de geometria de entrada é poligonal, a zona de Influência (buffer) pode ser exterior, interior ou exterior e interior ao polígono original (veja a figura abaixo).

Geração de Buffer

DOWNLOAD DO TUTORIAL SOBRE BUFFER NO GVSIG

Quer aprender como trabalhar com este tipo de operação no gvSIG? Então, clique no link abaixo para iniciar o download do tutorial completo, no formato PDF.

Após ler e exercitar o tutorial, o que acha de ler e comentar as postagens listadas a seguir:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

5 thoughts on “Como criar um Buffer no gvSIG

  1. Lukas Marques disse:

    Olá Anderson, gostaria de saber se a cidade na imagem é João Pessoa. Caso seja, você poderia me autorizar a utiliza-la. Estou fazendo uma pesquisa escolar e ela me seria muito útil

    1. Oi Lukas, tudo bem?
      Sim, esta imagem no post é um trecho de João Pessoa.
      Pode usar sim no seu trabalho.
      Um abraço!

  2. Abraão Alves disse:

    Oi, Anderson. Boa tarde.

    Estive lendo essa publicação, mas não consegui baixar o arquivo em .pdf citado no post, pois o link direciona para a pagina principal do blog.

    Grande abraço.

    Obs: Sou um grande leitor do seu blog, parabéns pelo excelente trabalho.

    1. Oi Abraão, como vai?
      Fico contente por suas visitas e comentário.
      Que bom saber também que acompanhas nossas publicações.
      Agradeço pelo aviso de erro no link. Confira a correção. Tente fazer o download.
      Forte abraço!

      1. Abraão Alves disse:

        Anderson, vou bem. Muito obrigado.

        Agora consegui baixar o arquivo.

        Nota 10!

        Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: