Uso do PostGIS e gvSIG no Estudo de Bacias Hidrográficas

PostGIS e gvSIG no Estudo de Bacias Hidrográficas

A integração entre os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Banco de Dados Geográficos tem tido cada vez mais aplicabilidade nos estudos dos recursos hídricos. Veja um exemplo disso através do uso dos softwares livres gvSIG e PostGIS.

SOFTWARES LIVRES PARA BACIAS HIDROGRÁFICAS

O artigo Desenvolvimento de um Banco de Dados Espacial para Estimativa do Escoamento Superficial Direto em Bacias Hidrográficas apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional estruturada para armazenar informações de uma bacia hidrográfica e realizar estimativas de precipitação efetiva.

No projeto, o método do número de curva do Natural Resource Conservation Service (NRCS) foi integrado a um banco de dados geográfico, por meio de consultas em linguagem SQL e Spatial SQL.

Uso do PostGIS e gvSIG no Estudo de Bacias Hidrográficas

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) escolhido foi o PostgreSQL, com seu módulo geográfico PostGIS. O gvSIG foi empregado como visualizador do banco de dados e para análise espacial.

A bacia hidrográfica do rio Atuba, na região metropolitana de Curitiba/PR, foi utilizada para a realização de testes de verificação das funcionalidades da ferramenta. Os resultados preliminares obtidos apontam para uma modelagem conceitual e lógica adequada.

DOWNLOAD SOBRE USO DO POSTGIS E GVSIG

Para ler na íntegra este trabalho elaborado Alexandro Gularte Schäfer, publicado no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, acesse o link a seguir:

A ferramenta construída se mostrou capaz de quantificar o uso e ocupação do solo, calcular valores médios de impermeabilização e de outros parâmetros e estimar a precipitação efetiva na bacia hidrográfica, para um determinado evento de precipitação.

Veja nos links abaixo outras dicas relacionadas com o tema deste artigo:

Você tem algum artigo sobre aplicação das Geotecnologias e gostaria que divulgássemos aqui em nosso portal? Entre em contato!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: