i3Geo: João Pessoa em Mapas

Jampa em Mapas

Nesta matéria vamos destacar uma aplicação webmapping (mapa interativo para internet) desenvolvida com o software livre i3Geo. Para mim ela tem um sentido especial por ter como temática principal a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, que é minha cidade natal. Há algum tempo a prefeitura municipal lançou o JAMPA em Mapas, ou João Pessoa Digital.

A TECNOLOGIA UTILIZADA

O mapa interativo foi desenvolvido utilizando ferramentas livres maduras, como o brasileiro i3Geo e integrará informações  de zoneamento, recursos naturais, solos, relevo, bacias hidrográficas, áreas de preservação entre outras. Acesse:

Aplicação i3Geo: João Pessoa em Mapas Interativos

Outro aspecto interessante é que a aplicação se integra com o Google Earth, o que auxilia na observação e análise de fenômenos como o monitoramento de processos de ocupação, impactos ambientas, expansão e distribuição espacial da malha urbana, entre outros.

O JAMPA em Mapas permite que a informação anteriormente concentrada nas mãos do poder público, seja de domínio de qualquer habitante que tenha interesse pela administração da cidade.

O PROFISSIONAL POR TRÁS DA APLICAÇÃO

O desenvolvedor da aplicação foi o Carlos Ribeiro, autor do Análise Geo que vem prestando serviço para prefeitura de João Pessoa no departamento de Geoprocessamento.

Parabéns então a todos os que contribuíram para o desenvolvimento deste excelente projeto.

Leia mais sobre o i3Geo:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

12 thoughts on “i3Geo: João Pessoa em Mapas

  1. Caro Anderson

    Fiz um curso rápido de QGIS, apenas 30 horas.
    Moro em João Pessoa. Gostaria de me dedicar a ferramentas de geoprocessamento.
    Onde posso encontrar bons cursos para esta ferramenta?

  2. Raimundo Gomes disse:

    Anderson como faço para obter os mapas em pdf ou de outra forma das ruas dos bairros colinas do sul e gramame. Agradeço desde já sua atenção.

  3. Muito legal Anderson você divulgar um dos trabalhos de nosso colega Carlos, realmente essa aplicação tem sido de grande utilidade em nosso setor.

    1. Sempre divulgarei o trabalho de grandes profissionais como o Carlos. Temos que valorizar nossa classe, e pode ter certeza que você também está nesta lista 🙂
      Abraço!

  4. Caro Anderson,
    Estou muito orgulhosa de ter vc,como mentor nesta área, sempre nos repassando conhecimento num excelente nível. Parabéns, continue assim… Sou uma fã dos seus ensinamentos e blog rs, pois tenho aprendido muito.
    Abraços

    1. Olá Valtania, como vai?
      Fico feliz de saber que meus colegas estão tirando proveito do que vem sendo publicado aqui neste espaço.
      Qualquer coisa é só entrar em contato.
      Um Abraço!

      1. Bom dia Anderson,

        Excelente trabalho acerca de nossa Capital, muito valioso para meu trabalho, sou Oficial de Justiça Estadual e o JAMPA EM MAPAS tem auxiliado muito, inclusive localizando ruas que o GOOGLE não consegue.
        Gostaria se possível, enviar o mapa de João Pessoa para meu e-mail.

        atenciosamente,

        Carlos Hardman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: