Arquivo XML de Layout do Alov Map

Creio que este deve ser um dos posts mais esperados pelos usuários do Portal ClickGeo e do Blog Anderson Medeiros, pois quase todos os dias recebo pedidos solicitando uma postagem sobre o arquivo que permite alterar o layout de aplicações desenvolvidas com Alov Map.

Antes de você considerar o que será exposto abaixo, eu sugiro que leia esta matéria publicada anteriormente:

O arquivo de layout é um documento XML que especifica como os componentes são apresentados no applet. Ele define as cores,  legendas e outras propriedades da aplicação. Alterando este arquivo que você poderá adicionar os seus próprios componentes ao applet.

Você poderá baixar uma pequena aplicação Alov Map, ainda sem alteração de layout, clicando aqui.

No exemplo abaixo iremos alterar o layout desta aplicação. Lembre-se de que para rodar a aplicação é necessário que em seu computador esteja instalada a máquina virtual Java.

Vamos então aos passos necessários.

1° Passo:

Informar a localização e Idioma do arquivo de Layout

O código abaixo mostra a tag applet presente no arquivo mapa.html da aplicação que coloquei disponível para download. Note que por enquanto há apenas informações quanto ao arquivo de configuração (config.xml).

<applet codebase =.
code = org.alov.viewer.SarApplet
archive = alov_applet.jar
width=“750” height=“390” align=“center”>
<param name=“pid” value=config.xml />
</applet>

Temos que informar a localização e o idioma (português) usado no arquivo XML de layout. Para isso adicionamos mais duas pequenas linhas de código no arquivo HTML:

<applet codebase =.
code = org.alov.viewer.SarApplet
archive = alov_applet.jar
width=“750” height=“390” align=“center”>
<param name=“pid” value=“config.xml” />
<param name=“layout” value=prj_layout.xml>
<param name=“lang” value=pt>
</applet>

2° Passo:

Fazer o Download do arquivo XML de Layout

No antigo site do Alov Map, atualmente fora do ar, era possível baixar o arquivo de layout para diversos idiomas diferentes. Estou disponibilizando uma versão para tradução das mensagens do programa para português e realizar alterações nas características de alguns dos componentes principais. Você pode baixá-lo clicando aqui.

Após baixar o arquivo, coloque-o no diretório apropriado.

A figura abaixo indicada por “A” é um exemplo da aplicação sem alteração em seu layout. A imagem “B” já é o resultado da utilização do arquivo XML adequado.

Antes e Depois

Note que na imagem “B” a aplicação passa a ter função de zoom total, e distância interativa.

Espero que esta postagem seja útil para que vem trabalhando com o Alov Map para o desenvolvimento de aplicações básicas de webmapping. Enfim o pedido foi atendido!

Você pode acessar as demais postagens sobre o Alov Map, clicando aqui.

Agora é com vocês, façam seus testes e alterações à vontade. Deixe seu comentário!

Um Abraço.


Anderson Maciel Lima de Medeiros
Consultor em Geotecnologias Livres
anderson@clickgeo.com.br
Acesse: www.clickgeo.com.br

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “Arquivo XML de Layout do Alov Map

  1. Marcio Rocha disse:

    Anderson, você havia dito em e-mail private para mim que o TimeMap é Livre e Gratuito, mas quando baixei o aplicativo no site eu entendi que seria gratuito apenas para uso pessoal, isto é verdade?

  2. Marcio ROcha disse:

    Anderson, como eu ativo o botão de ajuda no layout?

    1. Para que o ícone de ajuda (?) apareça você precisa alterar os valores do parâmetro “bounds” no XML de Layout. A explicação de como configurar um menu de ajuda fica para uma postagem futura, pois seria bem extensa! 🙂
      Mas eu sugiro que você crie um menu de ajuda de forma externa. É bem mais fácil, eu garanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: