E-book: Dengue no Brasil – Abordagem Geográfica na Escala Nacional

Dengue no Brasil – Abordagem GeográficaVocê já foi alguma vez diagnosticado com Dengue? Esta doença ainda é um grave problema no Brasil, em especial em determinadas épocas do ano. O conhecimento geográfico pode ser um grande aliado na compreensão e combate deste mal e de suas consequências. Nesta matéria indicamos para nossos leitores o download gratuito de um livro que faz uma abordagem geográfica sobre a Dengue no Brasil.

GEOPROCESSAMENTO E SAÚDE

As Geotecnologias são poderosas armas quando o assunto é saúde. Logicamente não estamos nos referindo a propriedades medicinais, mas a sua potencialidade para tomada de decisão neste nicho. Como exemplo disto, veja as seguintes dicas de leitura sobre este tema:

No livro indicado a seguir, o autor discute as recorrentes epidemias de dengue no Brasil, e no mundo, sob a ótica da geografia da saúde.

DENGUE NO BRASIL: ABORDAGEM GEOGRÁFICA

Rafael de Castro Catão é o autor do livro “Dengue no Brasil – Abordagem Geográfica na Escala Nacional“, publicado em 2012 pela Editora Cultura Acadêmica.

Conforme comentado na publicação, o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue, conseguiu se adaptar ao que encontrou no Brasil e começou a se reproduzir e contaminar pessoas até mais facilmente, inclusive disseminando em grande escala a versão mais letal da doença, a dengue hemorrágica.

Dengue no Brasil – Abordagem Geográfica na Escala Nacional

O autor afirma que somente será possível “compreender essa mudança qualitativa e quantitativa da doença em todo o mundo e, sobretudo, compreender sua dinâmica particularmente no Brasil, levando-se em conta as mudanças que ocorreram na sociedade e no espaço geográfico nesse período”.

Os dados utilizados estão disponíveis no DataSUS e fazem parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificações. Foram selecionados os anos de 2001 a 2008 (de primeiros sintomas) por municípios de residência. Os dados foram adicionados a uma base cartográfica de sedes municipais, e posteriormente, inseridos e tratados no software ArcGIS, versão 9.3.

Foi aplicado aos dados um tratamento Geoestatístico de interpolação por Inverse Distance Weighted (IDW), que permite criar uma superfície contínua, onde os valores mudam gradualmente a partir da distância de um ponto e sua relação com os vizinhos mais próximos.

DOWNLOAD DO LIVRO DENGUE NO BRASIL

Para fazer o download da versão digital do livro Dengue no Brasil – Abordagem Geográfica na Escala Nacional é necessário realizar um breve cadastro gratuito no site da editora.

Intensidade da Dengue no Brasil

Acesse o link disponível abaixo e na imagem acima, que representa a intensidade da Dengue no Brasil no período estudado no livro:

 O arquivo PDF do livro possui 178 páginas. Após uma breve introdução, os capítulos apresentam a emergência e reemergência da Dengue, sua difusão no Brasil, entre outros aspectos conceituais que são seguidos de recomendações pertinentes do autor da obra.

Na coletânea de links a seguir você encontra outras dicas de leitura relacionadas com Geoinformação:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 thoughts on “E-book: Dengue no Brasil – Abordagem Geográfica na Escala Nacional

  1. Karen Zorzella disse:

    Estou procurando realmente materiais bom para o meu TCC

  2. Vanessa Cecília disse:

    Muito bacana!! Há tempos procuro um material bom e consistente sobre esse tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: