QGIS: 2 Formas de Obter a Altitude de Pontos em um MDE

Formas de Obter a Altitude de Pontos em um MDE

Uma das características dos Modelos Digitais de Elevação (MDE) é que a partir deles podemos obter, consultar e/ou extrair, valores de altitude (cotas) da região representada no dado geográfico. Neste artigo vamos mostrar duas maneiras simples de trabalhar com estes dados no QGIS.

TUTORIAL EM FORMATO DE VÍDEO

Este conteúdo também está disponível em formato de vídeo. Você já se inscreveu gratuitamente em nosso Canal no Youtube? Você pode fazer isso clicando aqui.

Confira abaixo o tutorial em formato de texto ilustrado.

1 – IDENTIFICAR FEIÇÕES

Considere que estamos trabalhando no QGIS com um certo MDE, referenciado num sistema métrico, com uma determinada resolução espacial.

Faça o download de nosso E-book Gratuito:

Modelo Digital de Elevação no QGIS

O primeiro método que vamos ensinar para obter a informação da cota para determinado dado raster com informação da elevação é a mais simples. Vamos usar o recurso de Identificar feições!

Para ativar o recurso, ou você clica no ícone correspondente na barra de ferramentas ou acessa o menu indicado no menu ilustrado abaixo.

Identificar feições: Como obter dados de Elevação em MDE

Depois, basta clicar na camada do MDE. Será aberta uma nova janela. O valor que aparece na informação de Banda 1 é o valor da cota para o ponto clicado.

Obter a Altitude de Pontos em um MDE: Identificar Funções

Como já mencionado, este é o método mais prático. O próximo caminho que vamos ensinar é baseado no uso de um plugin, que tem algumas características importantes.

2 – PLUGIN ELEVATION

Primeiramente, instale o complemento Elevation. Caso você ainda não saiba instalar complementos no QGIS, temos um tutorial que ensina a realizar este procedimento.

Quando a extensão estiver devidamente instalada, acesse o menu mencionado na imagem a seguir:

Plugin Elevation: Obter a Altitude de Pontos em um MDE

Clique então nos pontos do MDE de onde você deseja se informar dos valores de cota. Será aberta uma janela flutuante como mostra a figura abaixo.

Obter a Altitude de Pontos em um MDE: Complemento Elevation

Note que a partir do primeiro clique que você der em algum ponto do MDE será criada uma camada vetorial do tipo ponto (ver na imagem acima), chamada Elevation Plugin Results.

A figura a seguir mostra um conjunto de pontos que foram consultados no nosso MDE. Veja que aparece de forma automática um número sobre o ponto. Ele indica o valor da cota.

Formas de Obter a Altitude de Pontos em um MDE: Extensão Elevation

Você já conhecia este plugin? Conhecia este recurso? Entendeu o potencial da aplicação dele?

Leia também as seguintes dicas relacionadas com esta temática:

Aguardamos seus comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

One thought on “QGIS: 2 Formas de Obter a Altitude de Pontos em um MDE

  1. Rafael Fernandes de Paula disse:

    Boa noite!

    Estou fazendo o serviço de levantamento topográfico onde o cliente perguntou se havia possibilidade de utilizar um que ele fez a 17 anos atrás. Fiz a coleta com estação total em alguns pontos para depois alocar e jogar um perto do outro. Só que notei que o levantamento do Cliente, que foi feito por outro profissional não possui cota ( Eixo Z ). Eu preciso desse eixo Z para realizar um serviço, como faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: