Manual Básico do Kosmo SIG

Download: Manual Básico do Kosmo SIG

O Kosmo SIG vem se destacando como um dos softwares livres para Geoprocessamento mais populares. Isso se dá diante de fatores como uma interface amigável e um bom número de ferramentas que atendem diversas demandas em projetos em Geotecnologias.

O PROJETO KOSMO BR

Neste sentido, há um projeto muito interessante, chamado Kosmo BR, desenvolvido pela equipe do site Território Livre (TL), que entre seus objetivos lista a criação de um guia em português sobre o programa.

A equipe do TL disponibiliza gratuitamente, em formato aberto o material desenvolvido até aqui.

DOWNLOAD DE MANUAIS E MATERIAIS SOBRE O KOSMO

O conteúdo inclui, por exemplo, explicações detalhadas sobre a interface do programa, sua organização e como definir um sistema de coordenadas.

O manual do Kosmo que estamos destacando aqui é bem breve, apenas com 11 páginas num arquivo PDF, mas que poderá ser útil para aqueles que estão dando seus primeiros passos no programa.

Manual Básico do Kosmo SIG

Para fazer o download clique no link abaixo:

Um outro material útil sobre o Kosmo desenvolvido pela mesma equipe pode ser baixado clicando-se no título abaixo:

Você pode contribuir com a construção e aprimoramento destes materiais entrando em contato com os responsáveis usando os e-mails indicados nos arquivos.

Em nosso site temos várias outras matérias sobre o Kosmo SIG e que podem lhe interessar. Veja alguns exemplos:

O que acham de comentar sobre como tem sido sua experiência de trabalhar com SIG usando softwares livres como o Kosmo?

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “Manual Básico do Kosmo SIG

  1. Onde consigo o link para download desse programa

  2. Ola Anderson
    por favor estou tentando aprender a usar o kosmo, antes de perguntar eu tentei ver nos tutoriais que vc escreveu, mas não encontrei resposta. a situação é a seguinte, não estou conseguindo abrir .skp, que crie no GVsig, e outros que baixei da net, vc pode me ajudar?

    1. Giovanni,
      Sinceramente não recomendo que você invista seu tempo no Kosmo. Creio o gvSIG ou o QGIS são muito mais completos e com projeto mais estável.
      Aqui no site temos muito material sobre eles.
      OBS: O que você chamou de .skp não seria .shp?
      Abraço!

      1. Obrigado e Parabéns pelas postagens.

        sim eu quis dizer .shp

        vou seguir sua orientação vou continuar com gvSIG, mas estou tendo dificuldades, vc pode me ajudar com o gvSIG?
        Gostaria de fazer um curso presencial é possivel?
        att.

  3. Prezado Anderson, boa tarde!

    Em primeiro lugar parabéns pelo site, tem ajudado bastante pra quem é iniciante em SIG. Gostaria de saber a referencia bibliográfica do programa Kosmo 2.0, você tem essa informação para disponibilizar?

    Grata desde já,
    Letícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: