Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O plugin MMQGIS possui um grande leque de funções. Uma delas permite a combinação de feições geométricas de camadas diferentes formando um novo arquivo vetorial único. Vamos aprender neste tutorial como realizar a operação de Merge.

UNIÃO DE VETORES: MERGE NO QGIS

Existe mais de uma maneira de realizar este procedimento no QGIS. Uma delas é através do plugin MMQGIS. Antes de começar os procedimentos, recomendamos que veja este links abaixo indicados:

Neste tutorial vamos unir como uma nova camada vetorial shapefile dois arquivos distintos onde cada um deles é formado por várias geometrias poligonais que representam quadras. A imagem abaixo ilustra a representação destes dados.

Função Merge no QGIS

Caso você ainda não tenha instalado o plugin MMQGIS, faça isso. Como comentamos em outras ocasiões, este complemento do QGIS é um verdadeiro canivete suíço, com vários recursos para manipulação de dados espaciais.

Depois da instalação, acesse o menu MMQGIS que será criado. Vá na opção Combine e em seguida em Merge Layers.

Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na janela que será aberta, selecione as camadas que deseja unir. Vale lembrar que a união só é possível para geometrias do mesmo tipo, ou seja não é possível criar camadas híbridas (unir, por exemplo, pontos e linhas, ou polígonos com pontos).

Em Output Shapefile indique onde o arquivo será salvo e escolha um nome para ele. Depois clique em OK para realizar o processamento.

Tutorial: Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

Na imagem abaixo temos a representação do resultado obtido. Fácil, não é?

Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

O que você achou desta dica? Tem alguma outra sugestão de tema de tutorial sobre uso do software QGIS?

Nos links abaixo você confere outros materiais sobre este programa tão poderoso:

Aguardamos seus valiosos comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

5 thoughts on “Função Merge no QGIS com Plugin MMQGIS

  1. Boa tarde, Anderso!
    Gostaria de uma ajuda para solucionar um problema. Eu fiz um “marge” de dois shpefiles, sendo que eles são sobrepostos em alguns pontos. Quando fui abrir o produto do resultado, um shape estava por baixo do outro. Como eu faço para inverter essa sobreposição, colocar o shape que ficou por baixo em cima?

    Desde já agradeço!

  2. nao tao fácil, quando tento unir vários shape, daí ele salva só o conteúdo de um shape apenas.

  3. Tania G. Barbosa disse:

    Parabéns pelo site e as dicas no Qgis. Maravilha!!!!

  4. Lucas Vitorino disse:

    Prezado Anderson Medeiros,

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo ótimo site, e as ótimas dicas que são infalíveis, entretanto estou com um problema que ainda não conseguir resolver. Eu quero unir dois shp de datums diferentes em um só. Eu transformei as tabelas em CSV (Separado por vírgulas) e transformei em shp no datum correspondente, porém eu não sei mais como unir-las, pois envolve coordenadas de diferentes anos de coleta, profissionais diferentes e em dois estados. E quero montar um mapa único, então é possível fazer isto? Como eu faço? Lembrando que utilizo o Qgis.

    Desde já agradeço pela colaboração.

  5. Marco A. Rocha disse:

    Não consigo instalar o complemento mmqgis na versão 2.2.0.1 gostaria de saber se existe alguma restrição em função da versão. Sempre que tento instalar aparece a mensagem “SSL handshake failed”

    Desde já agradeço uma possível ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: