Breve Introdução ao SIG com o Quantum GIS

Breve Introdução ao SIG com o Quantum GIS

O tema de hoje Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Você gostaria de ter uma visão geral esta Geotecnologia, incluindo seus conceitos e aplicações? Iremos indicar nesta matéria um significativo livro digital sobre SIG com tópicos práticos usando o programa Quantum GIS (QGIS). O download do material é totalmente gratuito.

E-BOOK: SIG COM QUANTUM GIS

Os autores do material são Tim Sutton, Otto Dassau e Marcelle Sutton. O primeiro deles é autor do site Linfiniti Geo o qual indico que visitem e acompanhem suas publicações, pois o blog apresenta um verdadeiro e amplo leque de informações sobre ferramentas open source, com ênfase no Quantum GIS (QGIS), OpenLayers, PostgreSQL/PostGIS, entre outras.

Introdução ao SIG com o QGIS

O e-book A Gentle Introduction to GIS foi publicado em abril de 2009 no formato PDF. Dentre os itens presentes no sumário podemos destacar uma excelente introdução aos SIG, explicando o que são dados geográficos e como estes estão estruturados.

No conteúdo são detalhados, por exemplo, como funcionam os vetores das feições do tipo ponto, linha e polígono. São abordados também como trabalhar com dados raster e manipulação de topologia.

DOWNLOAD DO MATERIAL SOBRE SIG E QGIS

No total, o arquivo (escrito em inglês) tem 113 páginas. Certamente este é uma boa ferramenta de auxílio para quem deseja começar seus estudos sobre Geotecnologias com softwares livres como o QGIS. Faça o download de sua cópia a partir do link abaixo:

Embora a versão do QGIS utilizada nos exemplos seja bastante antiga em relação aos dias atuais (o e-book foi elaborado com base na versão 1.0 Kore) seu conteúdo ainda é bastante relevante.

De forma complementar, recomendamos que consulte as seguintes dicas sobre SIG e uso do programa QGIS:

Espero que tenham gostado desta dica. Deixem seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: