Restrições de Uso das Imagens do Google Earth

Restrições de Uso das Imagens do Google Earth

Provavelmente é desnecessário mencionar que o Google Earth foi uma revolução histórica no que diz respeito à mapeamento. O uso desse tipo de serviço de gratuito na área de Geoinformação massificou a utilização do Geoprocessamento. Entretanto, é muito importante que tenhamos muito cuidado no que diz respeito às restrições de uso das imagens do Google Earth. Neste matéria vamos abordar esse assunto com base em informações oficiais fornecidas pela empresa.

UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DO GOOGLE EARTH

De acordo com o próprio Google, nós, usuários do serviço, podemos fazer uso pessoal de uma imagem do Google Earth em nosso seu site, em um blog ou em um documento do de um editor de texto. Entretanto, é indispensável que sejam preservados os direitos autorais atribuições, incluindo a atribuição de logotipo do Google.

Além disso, não é permitido lucrar de alguma forma através do uso das imagens, vendendo-as, por exemplo. Não podemos fornecer as imagens como parte de um serviço ou utilizá-las em um produto comercial, como um livro ou programa de TV, sem primeiro obter uma autorização de direitos do Google.

Google EarthLeia na a fonte destas informações em: Utilização do Google Earth

No link acima você encontrará um formulário para entrar em contato com o Google para que, se necessário, seja feita a solicitação de permissão de uso das imagens.

Em um futuro artigo irei explicar as razões pelas quais não é aconselhavel fazer uso das imagens do Google Earth para fins de cadastro urbano e outras aplicações do Geoprocessamento. Por enquanto, leia as seguintes matérias sobre o Google e seus serviços:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

15 thoughts on “Restrições de Uso das Imagens do Google Earth

  1. Geografa Feliz disse:

    Bom dia Anderson!

    Quanto as imagem do Bin Maps também existe restrição de uso? Tipo eu posso inseri-las no Arcmap e trabalhar com elas sem problemas de direitos autorais?

  2. silvio arantes de oliveira disse:

    há possibilidade de obter imagem, de determinada cidade, em data específica, por exemplo – UBERLANDIA MG, BRASIL, se possível, qual seria a periodicidade destas imagens, diária,semanal, mensal ou anual?

  3. Caio Marcelo Assis da Costa disse:

    Olá Anderson. Você sabe se é necessário pedir autorização ou há restrições para o uso de imagens do Google Earth em monografias, trabalhos escolares ou mesmo em defesa de teses?
    Grato!

  4. Existe algum site que disponibilize imagens de forma gratuita para que estas possam ser utilizadas em algum tipo de trabalho (EIA/RIMA, EVTEA, etc…)?

  5. Edmar Silveira disse:

    Anderson,
    Eu posso usar as imagens do Google Earth para compor um estudo ambiental que será cobrado por mim? Ou seja utilizar as imagens como ilustração em um laudo ambiental, que estou recebendo por este serviço (pelo laudo, não pela imagem do Google Earth)?

  6. Luciano Ramos Gonçalves disse:

    Anderson, boa noite!
    Estou com a mesma dúvida da Luciana, será que quando obtiver uma resposta poderia me avisar também.
    Muito grato!

  7. Oi Anderson!

    Quanto a qualidade do uso de imagens do google earth?
    Por exemplo, a minha área de estudo, possui imagens atualizadas para o mês de set/2013, enquanto a LandSat somente até 2011.

    Para um mapa de uso e ocupação do solo, é confiável o uso de imagens do google earth?

    Aguardo resposta.

    1. Você deve saber qual a realidade de campo e quais os limites de “precisão” de realidade das áreas que o projeto exige.
      Abraço!

      1. Mas é comum o uso de imagens do google earth em trabalhos acadêmicos?
        Ou não são bem vistos?

    2. Emanuel Schott disse:

      Já fiz alguns testes com o Google Earth na questão de medidas. O que é informado no programa é muito diferente do que realmente é em campo. Para usar somente como referência ou em um mapa de localização por exemplo não vejo problema, mas para um trabalho mais complexo como um mapa de cobertura de solo fica mais complicado confiar nas imagens do software, o calculo de área pode não ser verdadeiro.

  8. Oi, Anderson
    E as imagens do OpenLayers? Mesma coisa?
    Como citar um mapa feito como OpenLayers num trabalho acadêmico?
    Abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: