Ao fim do mês de março de 2011 foi feito o marcante lançamento da Revista FOSSGIS Brasil. Se passou pouco mais de um ano e agora temos muito a comemorar. É nesse ritmo de comemoração, com grande satisfação e prazer que anunciamos o lançamento do 5° número da revista que gerreferencia o conhecimento com tecnologia livre! O tema da série de capa é “DADOS ABERTOS“.
DADOS ABERTOS E SOFTWARES LIVRES
A série de capa é sobre uma tendência que com certeza vai interessar a você: Dados Abertos. Nessa linha, há também o artigo sobre o Estado de Alagoas, que já vem empregando as Geotecnologias livres na administração pública, bem como no acesso as informações geográficas.
Para que possamos disponibilizar informações, é necessário que primeiro estas sejam coletadas, e é sobre isso que trata o artigo sobre o Projeto TrackSource, que tem como objetivo mapear o Brasil de uma forma colaborativa.
Você ainda poderá ler artigos sobre o banco de dados geográfico e os projetos de mapas da Pastoral da Criança, conhecer o software de SIG VScenesGIS, o interessante projeto SIGLA, além de um relato detalhado da ultilização do framework degree para desenvolvimento de aplicações espaciais com Java. Não deixe de conferir a matéria sobre o uso do i3Geo no Governo do Pará.
O entrevistado da edição é o próprio editor, falando sobre como nasceu o projeto, opiniões sobre geotecnologias livres, e uma pré-visão do que vem por aí.
Para fazer o download da Revista FOSSGIS Brasil, edição 5, acesse os links abaixo:
-
Revista FOSSGIS Brasil: Edição N° 5 | Dados Abertos
-
Faça o download de todas os números da FOSSGIS Brasil
Espero que gostem e aproveito a oportunidade para convidá-los a participar da revista, enviando artigos, opiniões e sugestões. Deixem seus comentários!
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
3 respostas
Parabéns à toda equipe. Esta edição realmente está especial. Já estou ansioso pela n° 6.
Obrigado pelo comentário Geovane. Fique à vontade para enviar seu artigo para publicação na revista.