SLD Cookbook

O SLD é uma especificação do Open Geospatial Consortium (OGC) baseada em um arquivo XML que representa graficamente entidades geográficas (textos, pontos, objetos lineares ou polígonos. Na linguagem SLD podem ser definidas regras que agrupam objetos em diferentes categorias e definir para cada grupo um estilo diferente, por exemplo a simbologia de um WMS, estabelecendo cores e rótulos.

Ninguém nasce sabendo trabalhar com estas folhas de estilo e como esta é uma funcionalidade bastante utilizada em aplicações webmapping, foi publicado na documentação oficial do projeto GeoServer um “livro de receitas” ensinando como cozinhar, ou melhor, trabalhar com SLD.

Você pode acessar o SLD Cookbook, clicando aqui ou na imagem nesta postagem.

O material, que está disponível online para acesso gratuito, explica como proceder para a criação de vários tipos de estilos para seus mapa. Sempre que possível, cada exemplo é projetado para mostrar uma característica única de SLD e o código pode ser copiado a partir dos exemplos e adaptado para que os SLDs fiquem de acordo com sua preferência e necessidade.

O SLD Cookbook é dividido em quatro seções: as três primeiras de cada um dos tipos vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e quarta seção sobre dados rasters. Cada exemplo nas seções contém uma screenshot mostrando no GeoServer a saída WMS, um trecho do código SLD para referência, e um link para baixar o estilo completo.

Sabe o que significam as siglas WMS, WFS, WCS, GML e KML? Entende as diferenças entre os vários padrões? Para entender melhor este assunto, recomendo que leia a série de postagens sobre os padrões OGC (parte 1 e parte 2) e o artigo “Sopa de Letras Geográfica”, na primeira edição da Revista FOSSGIS Brasil, páginas 13-18.

Leia também estas duas outras postagens relacionadas com nosso tema de hoje:

O que acham de deixar seus comentários sobre o que acharam desta postagem, suas dúvidas, críticas e sugestões? 🙂

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 thoughts on “SLD Cookbook

  1. Prezado Anderson,
    Achei interessante a postagem sobre a representação gráfica das entidades geográficas, conforme o SLD especificado pela OGC, no entanto, no meu caso específico estou utilizando o QGis, que também trabalha com arquivos XML para representar graficamente entidades geográficas.
    Estou fazendo a geocodificação de Agências de Correios, no entanto, ao invés de utilizar os símbolos disponíveis no QGis eu gostaria de utilizar o logotipo da Empresa. Você sabe como posso fazer isso?
    Parabéns pela postagem e desde já grato pela atenção.
    Cristiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: