Software Gratuito para Tratamento de Dados GPS

Sua equipe utiliza em seus projetos dados gerados através de técnicas de posicionamento por satélite? Quando coletados dados através dos sitemas GPS/GNSS temos de, na sequência, tratá-los de forma adequada. Se você não possui um programa computacional adequado para o tratamento de dados deste tipo, de pouco vai adiantar tê-los apenas em seu estado bruto.

Neste sentido vale destacar duas coisas: Na grande maioria dos casos a compra de uma licença de um dos softwares comerciais desta espécie é uma barreira em alguns casos. Além disso, é importante nunca recorrermos à pirataria, pois tal prática é criminosa. Então, neste contexto, que opções temos?

GPS TRACKMAKER

Apresento a seguir um software que não é livre, open source, mas possui uma versão gratuita que pode ser bastante útil no tratamento de dados de satélite: GPS TrackMaker.

TrackmakerConforme explicado no sítio oficial do programa, “o GPS TrackMaker® atualmente é utilizado em dezenas de países e destina-se a usuários que desejam utilizar o GPS de forma profissional. O programa é capaz de desenhar mapas detalhados a partir dos dados fornecidos pelo GPS, tendo integração total com os serviços Google Maps e Google Earth, possibilitando utilizar imagens gratuitas de satélite”.

Este programa tem sido considerado por muitos como “o mais completo software gratuito para GPS“. Ele é compatível com mais de 160 modelos GPS e oferece suporte para aparelhos Garmin, Magellan e outros. Possibilita ainda a criação fácil de seus próprios mapas. Suporte para mapas vetoriais e imagens e para rastreamento de veículos.

O QUE O GPS TRACKMAKER PERMITE FAZER?

Com a versão gratuita você pode, por exemplo:

  • Criar mapas de fundo de alta velocidade;
  • Receber e enviar ao GPS Waypoints, Trilhas e Rotas;
  • Ter à disposição mais de 260 ícones de Waypoints;
  • Calibrar imagens de mapas GIF, JPG, BMP, WMF e EMF;
  • Dispor de várias ferramentas para criação de Trilhas;
  • Importar e exportar arquivos KML.

Para fazer o download e ler mais informações e tutoriais sobre a versão gratuita do GPS TrackMaker acesse:

Deixem seus comentários sobre sua opinião quanto a este programa gratuito para tratamento de dados GPS.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

8 thoughts on “Software Gratuito para Tratamento de Dados GPS

  1. meu gps presiza de um software.mas ñ intendo nada sobre isto.baixar,instalar e etc.se eu plugar o gps na cpu e tentar baixar sei lá da serto?ou como eu faço?desde já obrigado

  2. Nubia Araujo disse:

    muito obrigada! 😀
    Parabéns, continue assim!
    os geografos agradecem… rsrs…
    abraço!

  3. Luciano Lima disse:

    E o programa da Garmin o BaseCamp, o “antigo” Garmin MapSource?

    Abraço!

  4. Marcia Vanessa disse:

    Muito bom, essa disponibilização de softwares mais acessíveis que vc faz aqui!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: