Coletânea de Mapas Curiosos

Coletânea de Mapas Curiosos

Mapas são, ou pelo menos podem ser, verdadeiros documentos. Mas vez por outra nos deparamos com mapas que abordam temas bastante curiosos. No seu caso, qual foi o mapa mais inusitado que você já viu? Qual é o assunto representado espacialmente? Em qual formato? Nessa matéria você vai conhecer um web site que é uma verdadeira coletânea desses mapas que, em certo sentido, destoam do que poderia ser chamado de convencional.

MAPAS, CARTOGRAFIA E CURIOSIDADES

Por exemplo, você já viu algum mapa que reflita o número de bandas de heavy metal por 100.000 habitantes (imagem abaixo)? Ou então, já teve a oportunidade de ver um onde fosse espacializado o sabor do Whisky? Ou ainda, você já viu o tamanho do atlas de maiores dimensões do mundo?

Atlas de maiores dimensões do mundo

CONHEÇA O SITE STRANGE MAPS

Todos esses mapas citados no tópico acima e muito mais podem ser acessados gratuitamente no site Strange Maps. O responsável por catalogar essa extensa lista de curiosas representações cartográficas é Frank Jacobs, que se auto define como um amante dos mapas.

A página está no ar desde 2006 e desde então já publicou mais de 560 postagens seguindo esta linha! Clique no link ou na imagem abaixo para acessar o Strange Maps. O site já recebeu milhões de acessos, muito bem merecidos por sinal:

Strange Maps

Caso você tenha alguma sugestão de mapa para que seja acrescentada ao Strange Maps, envie um e-mail para strangemaps@gmail.com.

MAPAS ONLINE MUITO ÚTEIS

Já publiquei aqui no blog algumas matérias sobre aplicações web que se integram à mapas interativos. Elas podem ser muito úteis durante sua pesquisa quanto aos mais variados assuntos. Veja por exemplo:

Deixem seus comentários sobre a dica de hoje!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “Coletânea de Mapas Curiosos

  1. Mónica Giménez disse:

    Acompanho com interesse suas dicas. Em relaçao a mapas online, eu acho também muito útil o atlas histórico interativo GeaCron (geacron.com/pt)

  2. André Bolina disse:

    E eu que pensava já ter visto tudo quanto era tipo de mapa estranho. Já adicionei o Strange Maps aos meus favoritos. Valeu a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: