Uso da Função Substring no QGIS

QGIS CalculadoraVocê costuma utilizar as funcionalidades da Calculadora de Campos (Field Calculator) ao manipular um software de SIG em seus projetos? É bastante útil compreender as potencialidades desta ferramenta para editar e atualizar os dados em sua tabela de atributos. Neste tutorial, elaborado por um de nossos leitores, veremos um exemplo de uso no ambiente do QGIS, em sua versão 2.2 ‘Valmiera’.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Daniel Bruno da Silva Triumpho, Natural de Viçosa-MG. Possui graduação em Licenciatura em Geografia (2014) e cursando Bacharelado em Geografia. Atualmente é estagiário na  empresa HAC estudos ambientais onde desenvolve atividades gestão de banco de dados e Geoprocessamento.

FIELD CALCULATOR: EXEMPLO DE USO NO QGIS

Adicionar o shapefile, neste exemplo nós utilizaremos um disponibilizado pelo IBGE.

Uso da Função Substring no QGIS

Inicie o modo de edição clicando no ícone mostrado abaixo ou, com o nome da camada selecionado, acesse o menu CamadaAlternar modo de edição.

Modo de Edição do QGIS

Abra a tabela de atributos.

Tabela de Atributos do QGISNote na imagem acima que o código para cada município é composto por 7 dígitos, vamos reduzi-los para apenas 4, para isso vamos utilizara função Substring, disponível na calculadora de campos.

Vamos iniciar abrindo a calculadora de campo, posteriormente marcar a opção “atualizar um campo existente” escolher o a ser trabalhado. Nas opções de ferramentas vamos optar pela função String e dentro das opções desta procurar Substring.

Uso da Função Substring no QGIS

Após a seleção desta função vamos até o campo campos e valores e selecionamos o mesmo campo que escolhemos para ser atualizados.

Como queremos reduzir de sete para quatro dígitos devemos digitar a seguinte expressão.

Uso da Função Substring no QGIS

A janela da calculadora fica assim.

Uso da Função Substring no QGIS

Após a expressão estiver pronta, dê OK. Agora é só finalizar a edição e trabalhar com seu dado editado.

Tutorial QGIS

O que acharam deste tutorial? Ele também pode ser baixado no formato PDF.

Acesse mais tutoriais sobre QGIS nos links abaixo:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

4 thoughts on “Uso da Função Substring no QGIS

  1. marcia moreira disse:

    Anderson,
    Boa tarde!
    Sou profissional da Saúde de Belo Horizonte e agradeço muito a sua contribuição no QGIS.
    Você tem nos ajudado muito.
    Márcia Moreira

  2. Luis Damásio disse:

    Estes tutoriais são muito úteis mas faltou explicar o que é a função Substring e os valores dos parâmetros, pois este tipo de funções pode ser usada para ficarmos com os últimos 4 caracteres, por exemplo.

    Cumps.,

    1. Oi Luis, como vai?
      Vou passar seu comentário para o autor do tutorial, o Daniel.
      Agradeço muito por sua visita e contribuição.
      Forte abraço!

    2. Daniel Bruno disse:

      Essa função tem objetivo de “reduzir”, acredito que tenha uma definição melhor, o caracteres ao interesse do usuário. Ela lê o campo sempre do primeiro carácter até o final. Ela sim pode ser usada para ficar com o carácter que usuário desejar, por exemplo em um arquivo com um atributo de 8 dígitos se desejarmos somente os 4 últimos é só escrever uma expressão Subtring(atributo,4,8)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: