Uma das operações espaciais mais comuns em ambiente computacional para Geoprocessamento é a geração de buffer ou área de influência. O tutorial de hoje foi elaborado para expor, de forma simples, como realizar este procedimento no programa SuperGIS Desktop. Como poderão confirmar pelo material a seguir, este é um processo simples e intuitivo.
Caso ainda não saiba como inicializar um projeto no SuperGIS, não deixe de ler nosso tutorial introdutório a este programa proprietário de SIG:
Neste exemplo, estamos utilizando como camada de informação principal um shapefile com vários rios e um plano de informação do tipo polígono que representa uma bacia hidrográfica.
Para criar um buffer é necessário primeiro definir se a operação considerará toda a camada ou apenas parte dela. Neste caso vamos utilizar a ferramenta de seleção destacada na imagem abaixo com um quadro vermelho para clicar sobre uma das feições (mostrada em amarelo na figura).
Acesse o menu Ferramentas > Área de Abrangência (buffer)… Será aberta uma nova janela onde iremos fornecer diversos parâmetros.
Em Camada de Origem informamos o nome da camada vetorial a ser considerada para a operação. Como pretendemos criar o buffer apenas em todo da feição selecionada, deixamos ativa a opção correspondente.
Informe o valor da distância em relação ao rio, 150 metros neste caso. Dependendo do tipo de geometria com o qual estivermos trabalhando, podemos criar zonas de abrangência internas ou externas para as feições.
Informe onde será gravada a nova camada gerada. A opção “Dissolver o resultado” dará uma melhor aparência ao resultado obtido. Em seguida, clique em OK.
A imagem abaixo ilustra o resultado obtido.
O que acharam? Não deixe de ler os seguintes tutoriais que ensinam como criar uma área de buffer em outros programas para Geoprocessamento:
Aguardamos seus comentários.