Vídeo sobre Banco de Dados Espaciais com PostGIS

PostGIS VIDEOCada vez mais as vantagens da utilização de robustos sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD) tem sido consolidadas na área de Geotecnologias. Quando o foco são os softwares livres, o destaque no campo das bases de dados geográficas é o PostgreSQL e seu módulo espacial PostGIS. Gostaria de entender melhor alguns dos conceitos ligados a estas ferramentas? Iremos indicar um vídeo sobre estas soluções computacionais open source.

O QUE É O POSTGIS?

Recentemente publicamos uma dica sobre uma apostila em português de introdução ao PostGIS. Agora vamos divulgar uma palestra online relacionada.

O vídeo que queremos destacar nesta matéria foi produzido pela TV SERPRO. Para quem não conhece, ela é uma “web TV corporativa”, com conteúdo que inclui jornalismo, educação e cidadania. Na programação, apresenta reportagens, entrevistas e debates, mesclando conteúdos gravados e transmissões ao vivo.

No vídeo é explicado uma série de tópicos tais como o que é o módulo geográfico PostGIS e quais são as vantagens de utilização de um banco de dados geoespacial em comparação com o uso de dados vetoriais em arquivos shapefile individuais.

Vídeo sobre Banco de Dados Espaciais com PostGIS

A apresentação é feita por Rodrigo Hjort, Analista de Desenvolvimento da Coordenação de Tecnologia do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE POSTGIS

Para acessar e assistir ao vídeo, clique no link abaixo ou clicando na imagem desta postagem. Quando abrir a nova janela, aperte o Play:

Você emprega o PostGIS em seus projetos? Aguardo os seus comentários para que possamos trocar experiências sobre essa temática.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: