Geoprocessamento com Open Source no Portal da AESA

Geoprocessamento com Open Source no Portal da AESA Hoje quero deixar uma dica de site que pode servir como fonte de dados para muita gente. Você já visitou o Geo Portal da AESA? A AESA é a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. 

Já por alguns anos o site conta com um portal especializado na área de Geoprocessamento. Veja abaixo a descrição de algumas dos aspectos mais interessantes do site:

DOWNLOAD DE DADOS GEOGRÁFICOS

No Geo Portal da AESA você pode baixar dados espaciais nos formatos shapefile, DWG, KML e imagens de satélite da Paraíba.

Geoprocessamento com Open Source no Portal da AESA

Também é possível fazer o download de inúmeros mapas em PDF.

APLICAÇÕES WEBMAPPING

Um dos maiores atrativos do Geo Portal é sua aplicação Webmapping, chamada SIGAESA-WEB, desenvolvida inteiramente com tecnologias livres (Linux, MapServer, PostGIS e p.mapper).

O SIGAESA-WEB disponibiliza informações georreferenciadas espacializadas no território do Estado da Paraíba. As informações são apresentadas através de uma interface amigável que possibilita ao usuário visualizar diferentes planos de informação, de acordo com seus interesses e necessidades.

A disponibilidade por parte do Governo do Estado da Paraíba e da AESA, deste aplicativo por meio da Internet, tem como principal objetivo facilitar o acesso da sociedade a informações públicas de seu interesse, por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG).

SIGAESA-WEB

O Geo Portal conta ainda com uma seção que disponibiliza Web Services e integração com o Google Maps.

Espero que tenham gostado desta dica.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: