Análise Espacial com Mapas de Kernel

Análise Espacial com Mapas de Kernel

Em nosso portal já publicamos matérias sobre os conceitos técnicos relacionados com a elaboração de mapas de Kernel, bem como já ensinamos como preparar este tipo de representação cartográfica utilizando softwares como o ArcGIS e o QGIS. Agora veremos um exemplo prático, real, da aplicação desses mapas.

TEORIA E PRÁTICA SOBRE MAPAS DE KERNEL

Nos links indicados abaixo você poderá acessar nossas publicações sobre mapas de Kernel, onde fornecemos uma introdução a este tipo de mapeamento e tutoriais sobre como realizar estes processo usando programas comerciais e livres.

Agora vamos comentar sobre um interessante e recente artigo sobre este assunto.

ARTIGO SOBRE MAPAS DE KERNEL COM SPRING

O trabalho que vamos analisar aqui, e que utilizou o software Spring para Geoprocessamento, tem o título: Análise Espacial aplicada à Expansão de Condomínios Fechados na Cidade de Feira de Santana (BA).

Inscreva-se em nosso Canal do Youtube

O artigo apresenta uma revisão do método para a exploração e modelagem enfocado na determinação de padrões de pontos espaciais utilizando a técnica do kernel, avaliando-se apenas os efeitos de primeira ordem. Como estudo de caso, foi analisada a expansão urbana em Feira de Santana (Bahia), baseada na propagação dos condomínios fechados.

Análise Espacial aplicada à Expansão de Condomínios Fechados na Cidade de Feira de Santana/BA

Foram introduzidas algumas propriedades básicas dos processos pontuais e houve a definição de algumas funções teóricas úteis que podem ser utilizadas para caracterizar o comportamento dos pontos.

Também foi realizada uma operação de um método de análise quartica para permitir a variação espacial na densidade de pontos. Em seguida, foi enfatizada a problemática de aglomeração espacial de expansão urbana com base nos condomínios fechados, seguido de uma extensão do contexto espaço-tempo (entre 1995 – 2010).

DOWNLOAD SOBRE ANÁLISE COM MAPA DE KERNEL

Se interessou em ler o trabalho na íntegra para se inteirar dos detalhes da metodologia e resultados obtidos? Baixe uma cópia do artigo a partir do link a seguir:

Os autores do artigo, que foi publicado nos anais do IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, realizado em maio de 2012, são Bethsaide Souza Santos, Rosângela Leal Santos e Sandra Medeiros Santo

Este artigo é uma excelente fonte conceitual e de demonstração prática do uso de algoritmos computacionais para mapas de Kernel. Realmente, vale muito reservar um tempo para sua leitura e entendimento.

Leia mais sobre Geotecnologias e utilização do programa Spring a partir dos links abaixo:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: