Você como profissional da área de Geotecnologias, sente dificuldade na hora de precificar seus serviços? Nesse material eu vou explicar alguns conceitos simples mas que talvez estejam no seu “ponto cego”. Se este assunto te interessa, não deixe de conferir tudo, até o final!
A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR DE UM SERVIÇO
Eu não sei se você sabe, mas eu estudo e trabalho com Geotecnologias desde o início de 2005 e desde então tenho percebido que quando o assunto é prestação de serviços nessa área, muitos profissionais travam na hora de definir a precificação de seu trabalho.
Aqui nós não vamos falar quanto você deve cobrar pelo seu serviço ou consultoria, nem vamos dar uma tabela ou planilha de preços já definida. Isso seria um erro.
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Você precisa entender bem o que nós explicamos no vídeo abaixo. Não deixe de inscrever-se em nosso Canal no Youtube.
Você sabe a diferença entre preço e valor? Em geral as pessoas usam essas duas palavras como sinônimos. Perguntam algo como: “Qual é o preço disso?” ou “Qual é o valor disso?”
Uma frase que resume bem essa diferença é atribuída ao investido norte americano Warren Buffet. Ele disse que do ponto de vista do contratante: “Preço é que você paga, valor é que você leva”.
Ou seja, do ponto de vista de quem está prestando uma consultoria ou outro serviço: “Preço é o que você cobra, valor é o que você entrega para o seu cliente”.
DIFERENÇA ENTRE ORÇAMENTO E PROPOSTA TÉCNICA
Explicando melhor: Quando alguém me pede um “orçamento” eu procuro preparar para ele uma outra coisa chamada “Proposta Técnica”.
Orçamento é algo que só apresenta custo e preço. Já a proposta técnica apresenta o valor agregado daquele serviço que você vai prestar. Como assim?
Talvez até o seu cliente não saiba ainda, mas o que ele quer não é simplesmente um produto que você está entregando pra ele (um mapa, por exemplo). Mas sim a tranquilidade de que você vai resolver o problema dele.
Então, ao fazer sua proposta técnica, não foque no uso de ferramentas (fazer mapas), nem venda horas. O que você vai vender é valor agregado…. ou seja, uma solução. Não tem como você agregar valor numa planilha de preços, já numa proposta técnica sim.
Se você como profissional entende realmente qual é o problema do seu cliente e qual é o perfil dele, você sabe até quanto ele está disposto a pagar pela solução que você realmente pode oferecer a ele (e ele precisa).
Imagine a seguinte situação hipotética: Com R$ 100 você já consegue fazer um certo serviço com lucro. Pare e pense: Pelo valor agregado você tem condições de cobrar R$ 250? Isso não é explorar o cliente, mas valorizar a qualidade do seu serviço prestado, o valor que você agregou ao seu cliente!
Por exemplo, vamos comparar seu serviço com uma Ferrari. Você acha que o lucro que o fabricante tem ao vender uma Ferrari é mínimo quando comparado com o custo em produzir? Com certeza não.
Mas o valor agregado ao que eles vendem, a qualidade do que produzem, a satisfação do consumidor, faz com que possam pedir muito mais do que um preço que daria o menor lucro viável para eles.
Quando você agrega valor ao serviço que você está prestando o seu cliente vai investir em você com confiança e com gosto de pagar aquele preço que você estabeleceu.
E ai? O seu serviço pode ser comparado com uma Ferrari? Está agregando valor a ele?
Entendeu a ideia? Já tinha percebido essa diferença entre preço e valor?
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