Concatenação de Campos da Tabela de Atributos com QGIS

Concatenação de Campos da Tabela de Atributos com QGIS

Você sabe o que é e para que serve a concatenação de campos da tabela de atributos alfanuméricos? Este recurso disponível em softwares de Geoprocessamento como o QGIS permite que você otimize seu trabalho de edição de campos.

CONCATENAÇÃO DE CAMPOS USANDO QGIS

Concatenar colunas de uma tabela de atributos significa unir ou relacionar seus respectivos conteúdos de forma que apareça numa nova coluna uma ‘frase’ composta por estes dados.

Por exemplo, se em uma coluna chamada “NOME_MUN” temos o nome de várias cidades e em um campo chamado “ESTADO” temos o nome do estado onde aquela cidade está inserida podemos criar um campo com um nome de nossa escolha com o seguinte conteúdo:

Concatenação de Campos da Tabela de Atributos

Veja os detalhes do procedimento no vídeo a seguir. Caso você ainda não seja inscrito, inscreva-se gratuitamente em nosso Canal do Youtube.

Coloque a camada em modo de edição e acesse a calculadora de campos usando o atalho Ctrl+i.

Crie um novo campo, do tipo Texto (String) e com uma espessura razoável (aqui no exemplo do vídeo usamos o máximo possível, 255 caracteres).

Na lista de funções, procure em Campos e valores os nomes das colunas que serão utilizadas na concatenação (veja a imagem).

A Expressão usada foi a mostrada abaixo e que será explicada a seguir.

“NOME” || ‘ está inserida na mesorregião ‘ || “MESOREG”

Na expressão acima, “NOME” e “MESOREG” são os nomes das colunas selecionadas na Lista de funções da calculadora de campos.

O sinal de concatenação || consiste em duas barras verticais paralelas. Ele é inserido clicando no ícone correspondente nos operadores da calculadora de campos, como está destacado na imagem anterior.

Sobre a frase ‘ está inserida na mesorregião ‘ note que ela está entre aspas simples. Perceba também que há um espaço no início e no fim da frase. Este é um detalhe importante para que sejam respeitados os espaços entre as palavras da frase gerada.

Em caso de dúvidas, deixe seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: