Você sabe o que é e para que serve a concatenação de campos da tabela de atributos alfanuméricos? Este recurso disponível em softwares de Geoprocessamento como o QGIS permite que você otimize seu trabalho de edição de campos.
CONCATENAÇÃO DE CAMPOS USANDO QGIS
Concatenar colunas de uma tabela de atributos significa unir ou relacionar seus respectivos conteúdos de forma que apareça numa nova coluna uma ‘frase’ composta por estes dados.
Por exemplo, se em uma coluna chamada “NOME_MUN” temos o nome de várias cidades e em um campo chamado “ESTADO” temos o nome do estado onde aquela cidade está inserida podemos criar um campo com um nome de nossa escolha com o seguinte conteúdo:
Veja os detalhes do procedimento no vídeo a seguir. Caso você ainda não seja inscrito, inscreva-se gratuitamente em nosso Canal do Youtube.
Coloque a camada em modo de edição e acesse a calculadora de campos usando o atalho Ctrl+i.
Crie um novo campo, do tipo Texto (String) e com uma espessura razoável (aqui no exemplo do vídeo usamos o máximo possível, 255 caracteres).
Na lista de funções, procure em Campos e valores os nomes das colunas que serão utilizadas na concatenação (veja a imagem).
A Expressão usada foi a mostrada abaixo e que será explicada a seguir.
“NOME” || ‘ está inserida na mesorregião ‘ || “MESOREG”
Na expressão acima, “NOME” e “MESOREG” são os nomes das colunas selecionadas na Lista de funções da calculadora de campos.
O sinal de concatenação || consiste em duas barras verticais paralelas. Ele é inserido clicando no ícone correspondente nos operadores da calculadora de campos, como está destacado na imagem anterior.
Sobre a frase ‘ está inserida na mesorregião ‘ note que ela está entre aspas simples. Perceba também que há um espaço no início e no fim da frase. Este é um detalhe importante para que sejam respeitados os espaços entre as palavras da frase gerada.
Em caso de dúvidas, deixe seus comentários.