Criar Hiperlink no Kosmo GIS

Criação de Hiperlinks no Kosmo SIG: Em alguns casos, é interessante que sua aplicação inclua a associação de imagens à entidades espacializadas. Por exemplo, pode ser que se deseje visualizar uma determinada fotografia ao clicar sobre uma quadra ou lote. Este recurso é conhecido como hiperlink ou hotlink. Neste tutorial você aprenderá como fazer isso no Kosmo GIS.

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE HIPERLINK EM SIG

Caso você queira saber como realizar a criação e configuração do hiperlink em outros softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), leia os tutoriais abaixo:

1° Passo:

Selecione na árvore de layers a camada de informação na qual você deseja criar o hiperlink (hotlink).

2° Passo:

Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da camada e escolha a opção “Editável“.

Editar Layer

3° Passo:

Com a camada já em modo de edição, clique em seu nome com o botão direito e desta vez selecione o item Ver/Editar campo…

Ver e Editar Campos

4° Passo:

Na janela aberta na sequência, utilize o ícone (Adicionar Novo Campo) para inserir uma nova coluna. Preencha conforme mostrado na imagem abaixo.

Adicionar campo

É importante que você escolha String como tipo de dados, pois você preencherá este campo com o caminho até o arquivo de imagem que será vinculado a entidade desejada.

O nome do campo pode ser qualquer um de sua preferência (o mesmo é válido para o nome público).

5° Passo:

Após a criação do campo, selecione uma entidade e insira no campo o caminho completo até onde está armazenada a imagem, incluindo o nome do arquivo e sua extensão (C:predio-comercial.jpg), conforme a imagem.

Caminho até a imagem

6° Passo:

O Kosmo chama os hotlinks de hipervínculo. Temos de configurá-lo até utilizando o menu Editar > Configurações do Hipervínculo (imagem abaixo).

Configurar Hipervinculo

7° Passo:

Na janela a seguir, indique o campo que foi criado para o hyperlink, neste caso, LINK. Depois clique em Aceitar.

Configuração de Hipervínculo

8° Passo:

Por fim, procure e clique no ícone (Hipervinculo). Depois clique sobre a entidade que já está com o hyperlink configurado. O resultado será semelhante ao da ilustração a seguir.

Criar Hyperlink no Kosmo 2.0

Para conhecer mais este amigável software de SIG, leia também:

Conseguiu seguir os procedimentos deste tutorial? Alguma dúvida? O que você achou? Deixem, por favor, seus comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “Criar Hiperlink no Kosmo GIS

  1. João Norberto Destro disse:

    Senhores é possível criar hiperlink para mais de uma imagem por elemento gráfico.
    Para isto basta criar uma tabela, no access que tenha um campo com um código e outro campo com o endereço da imagem. Crie um registro para cada imagem e repita o código. Na tabela do espacial, crie um campo que contenha este código e faça um relacionamento deste campo com o campo do access. Dai na ferramenta de hiperlink
    criar um relacionamento composto, assim quando chamar a ferramenta para mostrar as imagens a caixa de dialogo disponibilizara todas vinculada neste código, com setas para avançar no display.
    Espero que seja em tempo e que ajude….Abs

  2. Joao Norberto Destro - Curitiba - PR disse:

    Anderson,
    Qual a maneira que voce sugere para apresentar mais de uma imagem por objeto?
    se for possivel.
    Um grande abraço.
    Joao Destro

  3. Realmente, tutorial + dados seria perfeito. Parabéns pelo blog.
    Abraço

    1. Olá Érico, tudo bem? Obrigado por dar seu comentário.
      O pedido será atendido a partir dos próximos tutoriais, ok?
      Abraço!

  4. José Carlos disse:

    Amigo Anderson,

    Se não for pedir muito, seria interessante que você disponibilizasse uma base de dados referente aos exercícios propostos.

    Tal base poderia ser disponibilizada na pasta de arquivos do Grupo Kosmo GIS.

    Um abraço.

    1. Ótima idéia, logo que for possível irei providenciar alguns dados e colocar no grupo, pelo menos dos tutoriais mais recentes.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: