Uso do gvSIG para Agricultura de Precisão no Planejamento Ambiental

gvSIG na Agricultura de Precisão no Planejamento Ambiental

O uso de ferramentas de Geoprocessamento na agricultura de precisão sempre tem estado vinculado à ideia de grandes empreendimentos agropecuários. Neste artigo que estamos divulgando isto é exemplificado numa aplicação onde o software livre gvSIG teve destaque.

ARTIGO SOBRE GVSIG NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

No artigo Utilização de ferramentas de SIG para Agricultura de Precisão no planejamento ambiental de uma pequena propriedade rural produtora de maçãs, os autores empregaram muito bem os recursos do gvSIG.

As áreas da propriedade escolhida como área de estudo foram divididas em talhões agrupados conforme informações coletadas em campo e reunidas de acordo com as características das plantas e respectiva produtividade do talhão.

Uso do gvSIG na Agricultura de Precisão no Planejamento Ambiental

O software gvSIG foi escolhido para o trabalho por ser disponibilizado gratuitamente na internet, e apresentar uma interface amigável ao usuário.

Como é mostrado no trabalho, o custo deixou de ser o fator limitante para a implantação de um sistema de planejamento ambiental em pequenas propriedades rurais através de SIG e Agricultura de Precisão.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE USO DO GVSIG

No artigo é explicado que na etapa de escritório, utilizou-se um mapa planimétrico georreferenciado em formato digital, gerado para a propriedade para fins de regularização fundiária junto ao INCRA, que serviu de base geral ao planejamento.

Para fazer o download do artigo, clique no link abaixo:

Os autores deste trabalho são Bruna Moreira Schrammel (UCS) e Luciano Gebler (Embrapa). Nos links a seguir você confere dicas relacionadas com o tema que tratamos aqui.

Logo publicaremos mais conteúdos sobre este interessante nicho de aplicação das Geotecnologias.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: