Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 2

i3GEOA Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento, nosso popular i3GEO nos oferece muitos motivos para adotá-lo como software para criação de soluções geoespaciais para internet. Na primeira parte desta série de artigos comentamos cinco dessas fortes razões. O que acharam dos pontos levantados até aqui? Vejamos a partir de agora a segunda metade desta lista!

Como estamos numerando motivos para utilizar o i3GEO em seu projeto, vamos seguir a numeração de onde paramos na matéria anterior. Conto desde já com seus comentários!

6. VERSÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Esta versão possibilita a consulta a mapas interativos direto do seu celular. Apresenta na tela as mensagens de boas vindas e a lista de mapas que o usuário pode abrir.  Mostra também um campo de formulário para busca de lugares. A lista mostrada na tela é obtida do cadastro de mapas existente no sistema de administração do i3GEO.

O i3Geo Mobile faz o cálculo do tamanho da tela do dispositivo e repassa a variável para o programa inicia.php. Obtenha mais informações publicadas sobre esse fator no link abaixo:

7. FERRAMENTAS AMIGÁVEIS

Isso é indiscutível. As ferramentas de navegação e interação com a aplicação do i3GEO são plenamente amigáveis e intuitivas. Além disso podem ser customizadas, como já comentado na primeira parte desta série e explicado em um de nossos tutoriais publicados.

8. RODA EM AMBIENTE WEB

i3GEO na Internet

Isso pode parecer lógico, e realmente é. Mas este ponto deve ser lembrado em especial quando se questione o motivo de se partir de uma aplicação desktop mapping para algo em nível de webmapping. Para entender as vantagens e desvantagens desta tecnologia tão popular, leia:

9. SEM INSTALAÇÃO NO CLIENTE

Este fator está diretamente relacionado com o link citado no ponto acima. Por não requerer a instalação prévia de nenhum software no computador do cliente (usuário que acessa a aplicação) ganha-se, por exemplo, na compra e/ou aprendizado para uso de outras ferramentas, o que em alguns caso chega a ser inviável. A única exigência é a utilização de um navegador web com acesso à internet.

10. RÁPIDA APRENDIZAGEM

Praticamente todo o código dos arquivos de configuração do i3GEO estão comentados, em bom português, e são autoexplicativos. Isso com certeza facilita a aprendizagem de uso, tanto em nível de desenvolvimento como de utilização da aplicação final.

A comunidade de usuários do i3GEO no SPB disponibiliza também muitos materiais em apoio a quem deseja trabalhar com essa ferramenta.

Por exemplo, foi um arquivo extraído de lá que serviu de inspiração e referência principal para produção deste artigo que você está lendo e do anterior. Acesse o link abaixo e confira:

Em breve estaremos oferecendo um curso online sobre como desenvolver soluções webmapping com o i3GEO. Você teria interesse em participar do treinamento?

O que acharam destas 10 (dez) razões para utilizar o i3GEO? Deixem seus comentários com sugestões, opiniões e outras observações que considerarem pertinentes.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

8 thoughts on “Por que Utilizar o i3GEO? – Parte 2

  1. Rubens Benevides disse:

    Com certeza eu gostaria de participar do curso “omo desenvolver soluções webmapping com o i3GEO”!

  2. Gisele de Albuquerque Ferret disse:

    Haverão turmas futuras desse curso? Sou funcionária do ITERJ e devido a problemas financeiros vividos ultimamente no Estado do Rio de Janeiro temos que procurar soluções para as demandas de publicidade dos nossos dados.

  3. Sérgio T. Nakahara disse:

    sou servidor público, e vejo grandes possibilidades de aplicação do I3GEO na divulgação de dados públicos. Fazer um curso seria muito interessante, seja presencial ou à distância.

    1. Olá Sérgio, obrigado pelo comentário. Em breve publicarei aqui no blog novidades sobre esse curso.
      Onde você trabalha?
      Abraço!

  4. Antonio Carlos disse:

    Sim seria muito interessante esse curso. Parabéns

  5. Anderson,

    Achei os artigos muito bons, principalmente pelo motivo que por meio da leitura criamos uma outra visão do desenvolvimento de trabalhos em webmapping, que a principio era quase impossível. Acredito que por meio do i3geo será mais fácil trabalhar nesta perspectiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: