Uso do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

O uso de dispositivos móveis tem crescido de forma exponencial. Programas como o QGIS e o Avenza Maps têm um enorme potencial de aplicação no uso de Geotecnologias, inclusive na área ambiental, como será exemplificado no artigo que vamos divulgar aqui.

SIG E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Este artigo foi preparado por um de meus alunos do nosso Curso Online de Geoprocessamento com Práticas no Software QGISMichel Tesch Simon, junto com outros autores que atuam no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo.

O título é Utilização de Sistema de Informação Geográfica associado ao Uso de Tablets e Navegação Off-line no Licenciamento Ambiental de Silvicultura.

A realização de levantamentos de campo em áreas com grandes extensões territoriais normalmente demanda significativa quantidade de tempo e recursos, portanto, é constante a busca por métodos mais precisos e ágeis que permitam otimizar o procedimento.

Uso do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

É neste cenário que o artigo desenvolvido pelos autores teve como meta descrever de forma detalhada uma metodologia de integração entre os SIG e o uso de dispositivos móveis (tablets), envolvendo a geração de mapas digitais georreferenciados no software QGIS e sua utilização com o aplicativo Avenza Maps Pro.

O método permite uma navegação em tempo real de maneira offline, a gravação de trilhas percorridas e o registro de fotos e anotações integradas e georreferenciadas, resultando em expressivo aumento da produtividade dos trabalhos de levantamento de campo, além de ganho na qualidade nos dados registrados.

Utilização do QGIS associado a Tablets e Navegação Offline no Licenciamento Ambiental

DOWNLOAD DO ARTIGO: SIG E TABLETS

O artigo foi apresentado oralmente em 08/11/2017 durante o XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, realizado no Rio de Janeiro/RJ.

O artigo tem um total de 5 páginas, que detalham o processo. Para baixar o arquivo em PDF, clique no link abaixo:

Aproveitamos para parabenizar todos os autores, M. T. Simon, L. T. da Costa, F. C. Grazziotti, R. D. Cuzzuol, T. M. Steffen e F. G. Giori pelo excelente trabalho.

Aproveite para ver também as seguintes dicas sobre QGIS e SIG portátil:

Não esqueça de deixar seus comentários sobre o que achou desta dica de leitura.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: