The Noun Project: Símbolos para seus Mapas

CartografiasNo processo de construção de mapas, a escolha de simbologia adequada para cada tema abordado e escala utilizada é de grande importância e influencia fortemente na qualidade do produto final. Na internet há diversos sites que disponibilizam arquivos que podem ser úteis neste aspecto da cartografia temática. Nesta matéria vamos dar destaque ao The Noun Project.

AS CORES E SEUS MAPAS

As cores também são utilizada para simbolizar valores nominais, numéricos, entre outros elementos em um mapa. Sobre a escolha de cores, recomendo que não deixe de ler as seguintes duas dicas publicadas anteriormente:

Você já conhecia essas duas ferramentas bastante práticas e que estão disponíveis gratuitamente?

THE NOUN PROJECT

The Noun Project” (O Projeto Nome) visa agregar de forma organizada um grande leque de símbolos numa espécie de biblioteca fácil de usar e que pode ser acessada por qualquer pessoa, de forma online. Todos os símbolos que estão no site estão disponíveis para download totalmente grátis.

A lista é baseada nas palavras do vocabulário de vários idiomas, inclusive português do Brasil, que podem ser selecionados a partir da parte superior do site. Para acessar a coletânea de simbolos, acesse:

Estes símbolos podem ser integrados à alguns softwares de SIG. Em breve disponibilizarei um tutorial sobre como realizar este procedimento. Confira agora o vídeo sobre The Noun Project.

Uma leitura complementar, bastante interessante, sobre adição de novas simbologias em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com o Quantum GIS, pode ser encontrada em:

 O que acharam desta dica? Comentem, por favor.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

6 thoughts on “The Noun Project: Símbolos para seus Mapas

  1. Stella Procópio disse:

    Anderson, você já botou o posto sobre os ícones? Queria saber em qual extensão tenho que salvar o ícone para importar no ArcGIS. Obrigada!

  2. Olá Anderson,

    Há algum local que consiga baixar símbolos sem custo? Reparei que no The Noun Project há custo.

    Muito obrigada,
    Míriam

  3. Anderson, nessa categoria de apps para design, mesmo que nao tenha relacao com geotecnologias, julgo ser muito util. Estou falando do COLOPAD, um manipulador de cor, ou seja, um pequeno utilitário que permite selecionar uma cor em qualquer lugar na tela e usá-la em qualquer aplicação. Extremamente prático para os designers gráficos, webmasters e desenvolvedores de SIG tambem, pq nao? Ele age como uma pipeta, (tipo aquela ferramenta que parece um conta-gotas que captura a cor de um objeto desenhado) ativo na tela. Sem contar que é muito simples de usar. Basta executá-lo, em seguida, arraste e solte na janela principal, ou em alguma parte da tela, para o ponto a partir do qual deseja obter a cor! Pronto!
    Acredito que seja muito util, pois, nem sempre quando vemos um arranjo de cores legais em um SIG, podemos reproduzir pq no “olhometro” fica dificil saber qual é a cor. Com esse app nao, ele extrai tanto com codigo hexadecimal, como RGB. Bom, fica a dica ai tambem!
    A proposito, parabens pelo site. Muito rico, intuitivo e util.
    Abracos!
    Wisley Velasco

  4. Audrin Silva disse:

    Boa dica. Vou ficar esperando o tutorial sobre uso desses ícones em SIG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: