Tudo o que Você precisa saber sobre as Propriedades de Arquivos Vetoriais no QGIS

As propriedades de arquivos vetoriais no QGIS controlam como cada camada se comporta no mapa. Nelas você ajusta simbologia, rótulos, metadados e informações. Isso impacta na leitura, performance e qualidade dos seus projetos.

Quem trabalha com análises espaciais, mapeamento urbano e estudos agrícolas ou ambientais utiliza essas propriedades com frequência, pois elas são responsáveis por definir como os dados serão apresentados no mapa e como o usuário irá interagir com as camadas dentro do software.

Neste tutorial, você vai conhecer as principais funcionalidades das propriedades de arquivos vetoriais no QGIS e entender como utilizá-las corretamente no seu dia a dia.

Como acessar as propriedades de arquivos vetoriais

No Painel de Camadas, localize a camada vetorial que você deseja configurar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre essa camada e selecione a opção Propriedades no menu que será exibido.

Explicação das principais guias e funções

A janela Propriedades é composta por diversas guias, e cada uma delas possui uma função específica, seja para configuração ou visualização de informações dos arquivos vetoriais. Nos tópicos a seguir, serão explicadas as seguintes guias: Informação, Fonte, Simbologia, Rótulos, Diagramas, Campos, Uniões e Metadados.

Informação

Nessa guia, você pode visualizar todos os metadados do arquivo. No campo Geral, são apresentadas informações básicas da camada, como o nome do arquivo, o caminho onde ele está armazenado, o tamanho total e a data da última modificação.

Além disso, essa janela exibe dados importantes como as Informações do Provedor, o Sistema de Referência de Coordenadas (SRC), a Identificação e a Extensão Espacial do arquivo.

Já na seção Campos, são mostradas informações relacionadas à tabela de atributos, incluindo as colunas existentes, bem como seus respectivos tipos de dados e comprimentos.

Fonte

Na guia Fonte são apresentadas informações sobre nome da camada, codificação da fonte de dados e o Sistema de Referência de Coordenadas Atribuídas (SRC).

Simbologia

Nessa guia você controla a aparência da camada. Quando você edita a simbologia, você aumenta a leitura dos mapas, melhora comunicação de resultados e evita erros de interpretação. Aqui você pode editar o tipo de representação, cor, espessura e estilo das linhas, além da opacidade da camada.

Para os tipos de representação, os mais utilizados são:

  • Símbolo Simples: Aplica um único estilo para todas as feições da camada, ele serve para dados que não precisam diferenciar categorias/classes.
  • Categorizado: Aplica cores diferentes para cada valor único de um campo, é ideal para destacar classes distintas a partir de dados textuais.
  • Graduado: Cria classes baseadas em intervalos numéricos, funciona para mapas temáticos que mostram intensidade, volume ou quantidade.
  • Baseado em Regra: Aplica estilos condicionados, você cria uma regra, escreve uma expressão e define simbologia para cada caso.

Rótulos

Nessa guia você ativa e configura os textos que aparecem sobre feições, é útil em análises urbanas, cadastro de logradouros e mapas temáticos. Para os tipos de rótulos, os mais utilizados são:

  • Sem Rótulos: A camada não exibe textos sobre as feições e você usa quando quer um mapa limpo ou quando os rótulos. atrapalham a leitura.
  • Rótulos Simples: Mostra textos baseados em um único campo da tabela de atributos e você escolhe o campo, ajusta fonte, tamanho, cor, posição e prioridade.
  • Rótulos Baseados em Regra: Aplica rótulos condicionados e você cria regra com expressão e define quando o rótulo deve aparecer.

Diagramas

Na guia Diagramas, é possível configurar gráficos simples diretamente sobre as feições da camada. Para a elaboração desses gráficos, o QGIS utiliza os dados armazenados na tabela de atributos.

Essa funcionalidade é útil para a realização de análises estatísticas rápidas, permitindo visualizar informações de forma clara e integrada ao mapa.

Campos

Aqui você pode editar o nome dos atributos da Tabela de Atributos. Além disso, pode adicionar ou remover atributos e observar os tipos de dados, formatos e comprimento das células.

Uniões

Nessa guia você conecta arquivos de tabela ao seu arquivo vetorial por meio de um campo em comum. É ótima para análises que combinam dados tabulares com geometrias.

Metadados

Aqui você registra informações sobre a camada, como fonte, autor e data. Isso reforça rastreabilidade e padronização do arquivos. Essas informações ficarão expostas na guia Informações.

VOCÊ ESTÁ EM BUSCA DE UMA CAPACITAÇÃO NA ÁREA DO GEOPROCESSAMENTO?

Aqui na ClickGeo oferecemos uma capacitação online, do básico ao avançado, com certificado reconhecido pelo MEC.

Quer conferir a ementa, carga horária, benefícios extras e todos os detalhes dos cursos?
Acesse agora a página abaixo e descubra como essa formação pode elevar o nível dos seus projetos.

 

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail ou WhatsApp e tire todas as suas dúvidas agora mesmo. Estamos aqui para ajudar!

📧 E-mail: cursos@clickgeo.com.br
📱 WhatsApp: (83) 98885-5525

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Picture of Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: