Como Fazer Mapa de Localização com Visão em Perspectiva no QGIS

Como fazer mapa de localização com visão em perspectiva

Já pensou em melhorar a qualidade de seu mapa de localização utilizando um recurso simples para dar a aparência de uma visão em perspectiva? Aprenda o passo a passo necessário para obter essa aparência diferenciada!

MAPA COM VISÃO EM PERSPECTIVA NO QGIS

Uma dúvida de algumas pessoas que trabalham com QGIS quando vão fazer os mapas é como dar destaque em uma determinada região com visão em perspectiva. Neste tutorial será explicado como você poderá dar este efeito em seus mapas.

Para exemplificar o processo vamos utilizar o mapa da cidade de João Pessoa com a visão dos bairros em perspectiva, como se estivessem saindo do mapa.

Adicione o mapa no compositor de impressão. Pode utilizar o recurso de adicionar um novo mapa com este ícone Ícone do compositor de impressão para adicionar mapa.

Ajuste a escala nas propriedades do item:Trave a camada.

Retorne ao QGIS selecione a opção bairros Aproximar para camada (primeira opção) conforme imagem.

MAPA_EM_PERSPECTIVA

Desabilite a camada das quadras: João Pessoa, Limite Municipal. Deixar só camada Bairros.

MAPAS_EM_PERSPECTIVA

Adicione a imagem obtida dos bairros no compositor de impressão conforme a imagem (pode ser adicionado na parte superior ou inferior conforme sua preferência).

MAPA_EM_PERSPECTIVA

Ajuste a escale para melhorar a visibilidade. Depois é só adicionar as linhas entre os mapas.

Pode utilizar o íconeAdicionar seta no compositor (Adicionar um novo Seta ao compositor).

É necessário que tenha alguma noção da perspectiva do que vai fazer. Clique de um mapa fazendo a reta ao próximo mapa.

Para retirar a “seta” é só ir nas propriedades do item, marcador inicial ou final e desabilitar a função seta.

MAPA_EM_PERSPECTIVA

Após os devidos ajustes o mapa de localização ficou da seguinte forma:

MAPA_EM_PERSPECTIVA

O procedimento é bem simples e esses mapas de localização são bastante utilizados em pesquisas, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros.

Gostaria de vê esse assunto em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando de forma detalhada como deixar seu mapa de localização com a visão em perspectiva! Assista abaixo ou em nosso canal do YouTube, ClickGeo! Não esqueça de seguir o nosso Instagram: @clickgeo.cursos.

O que achou? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: