Como Melhorar o Desempenho do QGIS no seu Computador

Melhorar_Desempenho_QGIS

Sabemos que o QGIS roda em praticamente qualquer máquina. Mas como você pode otimizar a capacidade do QGIS usar os recursos do seu computador? Aprenda como fazer isso com as dicas a seguir!

Como Melhorar o Desempenho do QGIS

Estresse no computadorQual a configuração mínima que o computador tem que ter para conseguir rodar o QGIS? A realidade é que qualquer computador consegue rodar o programa.

Mas quem trabalha com geoprocessamento em algum momento irá trabalhar com dados pesados e realizar procedimentos que demandem maior capacidade de processamento, diante disso as configurações da máquina podem se tornar um problema.

Neste tutorial será apresentado três dicas de como melhorar o desempenho do QGIS e aproveitar da melhor forma os recursos do seu computador. Isso será de grande ajuda especialmente para os trabalhos do dia a dia.

1. Desabilite o que não vai usar

O que fazer para o QGIS não ficar lento em especial no início das operações? Muitas vezes isso está relacionado com os complementos, ou seja, os plugins que instalou e deixou habilitado no QGIS.

As pessoas que estão iniciando no uso do QGIS muitas vezes ao ficar sabendo da quantidade enorme de ferramentas que são disponibilizadas nos plugins saem instalando vários que talvez nunca utilize.

Recomendo que você só instale plugins que vai realmente usar nas suas atividades. Caso tenha instalado e por alguma razão não queira desinstalar poderá desabilitar o complemento.

Por exemplo, eu instalei o plugin Lat Lon Tools para a realização de uma aula só que não vou mais utilizar esse plugin por um bom tempo, então não tem porque deixar ele habilitado. O ideal será desabilitá-lo. Quando for preciso usar é só habilitar novamente.

No menu: Complementos → Gerenciar e instalar complementos.

Melhorar_Desempenho_QGIS

Juntando os plugins que serão desabilitados isso já vai facilitar o carregamento do QGIS. Polpa o carregamento do programa.

2. Desabilite a função de verificar atualizações

Na janela dos complementos na aba Opções.

Desabilite a seguinte opção: Verificar se há atualizações ao iniciar.Melhorar_Desempenho_QGIS

Caso a opção esteja selecionada fará com que o QGIS fique mais lento na hora de abrir ou iniciar o programa. Não há necessidade de ficar verificando se há atualização uma vez por dia, três vezes na semana, entre outro.

Lembre-se que você sempre vai usar a versão LTR, de longa duração. Se deseja saber mais informações sobre o assunto leia a matéria “Como baixar e instalar o software QGIS?”.

3. Configurações do software QGIS

No menu: Configurações → opções. Na janela aberta atente para as seguintes abas: Geral e Renderização.

⇒ Geral: você pode fazer uma configuração de não carregar o splash screen, tela do QGIS que geralmente mostra a logomarca e a versão do programa, aqui na verdade não vai mudar tanto na questão de desempenho do programa mas é algo que pode fazer com que o carregamento seja mais rápido em si.

⇒ Renderização: procure marcar as seguintes opções:

  • Por padrão novas camadas adicionadas ao mapa podem ser mostradas;
  • Use armazenamento de desenho onde possível para deixar a renderização mais veloz;
  • Processar camadas em paralelo usando vários núcleos da CPU.

Melhorar_Desempenho_QGIS

Atualmente muitos computadores na sua CPU possuem vários núcleos, então você pode indicar qual o máximo de núcleos que poderá ser utilizados.

Pode aumentar a capacidade de processamento para quantos núcleos desejar, na minha máquina deixei selecionado 4.

Marque também a opção de Habilitar simplificação de feições por padrão para novas camadas adicionadas. É outro recurso que pode ajudar na hora de agilidade.

Melhorar_Desempenho_QGIS

Mesmo que seu computador não seja tão robusto aos poucos quando vai somando as configurações vai ajudar a trabalhar melhor com o QGIS.

No nosso canal há um vídeo com dicas úteis de como você pode eliminar arquivos temporários que não são mais necessários e que podem estar ocupando um espaço importante no HD de seu computador. Este é o link:

Como eliminar Arquivos desnecessários gerados pelo QGIS

Gostaria de ver este conteúdo em vídeo?

Preparamos um vídeo explicando como melhorar o desempenho do QGIS. Assista abaixo ou em nosso Canal no YouTube ClickGeo. Não deixe de seguir o nosso Instagram, @clickgeo.cursos.

Gostou das dicas para ajudá-lo a ganhar desempenho mesmo que a máquina não seja tão potente?Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: