Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Tutorial: Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Este tutorial ensina de forma simples como realizar mosaico de dados matriciais no ArcGIS. A metodologia é válida para imagens de satélite, dados de aerofotogrametria e outros dados raster que precisem ser mosaicados.

CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS NO ARCGIS

Para o exemplo que será apresentado neste tutorial vamos construir um mosaico que abrange duas cenas de imagens orbitais de uma determinada região do estado do Pará.

As imagens a seguir ilustram a visualização destes dados no ambiente do ArcMap.

Imagens de Satélite no ArcGIS

Imagens de Satélite no ArcMap

Para geração do mosaico é importante que as cenas possuam uma área em comum (interseção) entre si.

Note que inicialmente as imagens estão com os valores NoData visíveis (bordas pretas). Vamos removê-las da visualização.

Dados Raster - Imagens de Satélite no ArcGIS

Acesse o menu Windows → Image Analysis.

Image Analysis no ArcGIS

Para ocultar as áreas pretas das imagens, clique no nome das imagens e em seguida marque a quadricula da opção “Background”. Repita o processo para cada uma das cenas. Na figura a seguir este processo já foi realizado para ambos os arquivos.

Image Analysis no ArcGIS - Ocultar Background

Abra o ArcToolBox. Ele está disponível através de um ícone na barra de ferramentas ou pelo menu Geoprocessing → ArcToolBox.

ArcGIS: Iniciar ArcToolBox

Quando o ArcToolBox for aberto, navegue pelo seguinte caminho para encontrar a ferramenta que usaremos para geração do mosaico das imagens:

  • ArcToolBox → Data Management Tools → Raster → Raster Dataset → Mosaic to New Raster

ArcGIS: ArcToolBox - Dados Raster

Na janela que será aberta vamos selecionar, em Input Raster, quais as imagens que serão mosaicadas. Em Output Location indique a pasta onde o novo dado gerado será gravado.

Em Raster Dataset Name with Extension informamos o nome do arquivo e a extensão desejada. É possível ainda nesta janela fornecer parâmetros para o sistema de referência espacial, informações radiométricas, entre outros aspectos. Por fim, clique em OK.

Fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

O resultado final está exemplificado na imagem abaixo.

Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

Vale lembrar que não há alteração na resolução espacial das imagens geradas através deste processo. Agora seu mosaico está pronto para ser explorado em seus projetos.

Como fazer um Mosaico de Imagens no ArcMap

O que achou deste tutorial? Ficou com alguma dúvida? Deixe suas perguntas na seção de comentários.

Confira também as seguintes dicas sobre a tecnologia de SIG da Esri:

Logo teremos mais tutoriais. Aguardem!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 thoughts on “Como fazer Mosaico de Imagens no ArcGIS

  1. Preciso fazer um mosaico de duas imagens de SRTM em 16bits, porém o Mosaico só funciona se ficar em 8bits. Os valores da imagens mudam completamente e fica tudo preto, sem informação de elevação. O mesmo acontece quando faço o mosaico para NDVI, a imagem fica apenas com duas classes e não consigo colocar o número de bandas na janela de Mosaic to New Raster, que me permite colocar o valor “1”, sendo uma imagem em que usei duas bandas para criá-la.

  2. Não estou conseguindo fazer um mosaico com imagens Rapideye nível 3A disponibilizado no site do MMA, o mosaico resultante sai errado. Alguma ideia?

  3. miqueas brito disse:

    anderson, tem como fazer um mosaico com imagens de drone no arcgis ?

  4. Carolina Campos disse:

    Obrigada pela ajuda, exposta de modo objetivo é simples, garantindo o resultado. Anderson, vc poderia nos explicar sobre o significado das opções contidas em pixel tipes? Grata!

  5. Parabéns pelo tutorial, muito didático e tranquilo. Anderson quando eu desligo o blackground ele continua preto na imagem (apenas uma das duas imagens) tentei pelo caminho: Windows-Image Analysis- clicar na imagem e delisgar o blackground; tentei direto na imagem com o botão direito-properties-symbology-ligar”display blackground value”.. Quando gera o mosaico esse blackground justamente onde as imagens se cruzam fica sem informação..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: