COMO SALVAR SIMBOLOGIA EM ARQUIVOS SHAPEFILE

Como salvar simbologia em arquivos Shapefile

Você sabia que é possível gravar uma determinada simbologia no arquivo Shapefile para que sempre que ele for aberto num novo projeto já vir com as cores e estilos que tenha escolhido? Gostaria de aprender como fazer isso usando o QGIS? Pode aprender agora!

Shapefiles

Para explicar vamos usar como exemplo dois arquivos shapefiles que tem o mesmo conteúdo, neste caso é a divisão estadual do Brasil. Lembrando que o shapefile não é formado por um único arquivo mas sim por múltiplos arquivos. Esses arquivos estão nomeados: Estado_BR e UF_BR. Conforme podemos observar na imagem.

Como salvar simbologia em arquivos shapefile

Ao arrastar o arquivo Estado_BR para o painel de camadas do QGIS abrirá com uma determinada cor, no nosso exemplo foi verde. Se carregar novamente o mesmo arquivo irá abrir com outra cor e assim sucessivamente. Isto acontece porque o shapefile não armazena cores.

O shapefile armazena as coordenadas que juntos formam um conjunto de geometrias, que podem ser pontos, linhas ou polígonos e, os dados alfanuméricos. Estes podem se associar aos dados do sistema de referência cartográfica.

Quando carregamos o outro arquivo da divisão estadual, UF_BR no painel de camadas do QGIS aparecerá com determinada simbologia: cor do preenchimento dos polígonos em amarelo e a cor da borda, a linha de contorno de cada um deles,  com a cor preta e espessura além da padrão.

Como salvar simbologia em arquivos shapefile

Se carregar esse mesmo arquivo a sua simbologia não será alterada sempre abrirá com a mesma cor. E quantas vezes for repetido o processo será sempre com a mesma simbologia.

Como associar uma certa simbologia ao arquivo shapefile para que sempre que desejar abrir ele num projeto já tenha a cor definida? O segredo está na extensão QML.

Extensão QML

O arquivo de extensão QML salva o estilo, a simbologia nos arquivos shapefile. Como gerar um arquivo QML? Para exemplificar o processo vamos utilizar um dos arquivos que abriu com cores aleatórias.

Clique com o botão direito em propriedades, Simbologia. Escolha a cor do preenchimento. Para esse exemplo vamos usar a cor rosa. Quanto a cor da borda deixaremos a mesma, preta, só aumentar a espessura. Clique em aplicar.

Feito isso vá em Estilo na parte inferior da janela, abra a opção Salvar estilo.

Como salvar a simbologia no shapefile

Na próxima janela escolha a opção para salvar Como arquivo de estilo QML QGIS. Em seguida selecione o diretório que será salvo.

Como salvar a simbologia no shapefile

Salve com o mesmo nome, no exemplo Estados_BR com extensão QML para associar estilo de cor ao shapefile. Dessa forma independente das vezes que carregue o seu projeto no QGIS será sempre com a mesma simbologia.

Embora o Shapefile não armazene cores podemos criar um arquivo de estilo com extensão QML salvo com o mesmo nome dos arquivos que formam o shapefile e no mesmo diretório.

O que você achou? Percebeu  a utilidade dele para sua produção de mapas e elaborar outras produções cartográficas?

QUER VER ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos um vídeo explicando de forma detalhada como salvar a simbologia em arquivos shapefile.

Assista abaixo ou em nosso canal no YouTube. E não esquece:

De nos seguir no Instagram: @clickgeo.cursos

Se inscrever em nosso Canal: ClickGeo


Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: