Como Baixar e Instalar o Software QGIS?

Como-baixar-instalar-versão-correta-QGIS

Você sabe qual a versão do software QGIS deve escolher para baixar e instalar em seu computador? Neste tutorial você vai aprender como escolher a versão correta do QGIS, de onde fazer o download, entre outros procedimentos para a instalação da forma correta!

De onde fazer o download do QGIS

Você poderá baixar o software QGIS de forma gratuita do site oficial do projeto: qgis.org. Nunca baixe o software de algum outro site que não seja este. A imagem a seguir exemplifica o portal do site.

Tela inicial do site onde baixa o QGIS

Quando acessar o site oficial recomendo que para evitar alguma confusão coloque no idioma de sua preferência.

Depois que a página recarregar no idioma escolhido observe no canto superior esquerdo as versões disponíveis para baixar e fazer a instalação.

Logomarca do QGIS

Como escolher a versão correta

Note que ao lado da logomarca do QGIS existe duas numerações as quais representam duas versões diferentes do software. Sempre são disponibilizadas de forma simultânea mais de uma versão do programa. Vamos explicar qual a diferença entre elas.

Versões QGIS

A versão 3.24.0 RC ou Release Candidate que na prática é uma versão de teste ou seja, poderá no futuro receber algumas atualizações para ser lançada de outra maneira. Devido a isso é uma versão instável não sendo recomendada para o ambiente de produção com objetivo profissional.

Já a versão 3.22.4 LTR ou Long Term Release é a versão de longa duração, de ciclo anual. Versão estável recomendada para trabalhos de dia a dia ou para seu ambiente de produção.

Este conteúdo foi escrito no ano de 2022. Para saber se houve atualização em anos posteriores entre no site do QGIS e procure qual é a indicação da versão LTR mais atualizada.

Como fazer o download

Para baixar o software clique no botão: Baixe agora.

Como fazer o download do QGIS

Ao clicar a página de download será recarregada. Observe as informações descritas.

Informações para baixar o programa QGIS

O QGIS não funciona no sistema operacional Windows 7. Houve uma atualização no Python que é utilizado para ele não existindo mais suporte para se trabalhar com este sistema. Se seu sistema operacional for Windows 7 este deve ser atualizado para a versão 10, 11 ou outra versão mais atualizada.

Sobre os instaladores do QGIS esta versão que fica no topo (conforme mostra imagem abaixo) é uma versão para instalação mais avançada, complexa e demora mais tempo para ser executada. Nós não recomendamos que usuários iniciantes façam o download desse instalador.

Instalador do programa QGIS que não deve ser utilizado

Para a grande maioria das demandas, você vai poder utilizar os instaladores que são conhecidos como Standalone. São arquivos pesados com centenas de MB e que tem extensão MSi. Essa é a extensão atualizada do instalador do QGIS.

Note que há instaladores para as duas versões: versão 3.24 que como vimos é a versão de teste e o instalador da versão 3.22, descrito como o lançamento de longa duração ou long term lise, sigla LTR. Recomendamos que baixe a versão estável.

Instaladores do programa QGIS

Para baixar você pode clicar diretamente no ícone ou pode clicar com o botão direito e escolher a opção Salvar link como. Salve em uma pasta no computador. Esse instalador tem cerca de 1GB. O tempo de download vai depender da sua conexão com a internet e também da instabilidade do servidor do projeto QGIS.

Feito o download você pode abrir a pasta onde baixou este arquivo e vai executar o instalador. Clique com o botão direito em Instalar. Abrirá essa janela.

Para a instalação do QGIS

Clique em Next ou “avançar”. Concorde com os termos da licença de uso e em seguida clique em “avançar”.

Na parte seguinte você vai indicar se deseja ou não mudar o diretório onde é feito a instalação. Neste exemplo deixamos a padrão. Recomendamos que faça o mesmo. Clique em avançar. Em seguida em Instal ou “Instalar”.

O processo de instalação será iniciado. Caso em algum momento apareça mensagem solicitando sua permissão para que seja feita a instalação no seu computador é só aprovar, não tem perigo pois o instalador é seguro.

Terminando o processo irá aparecer o botão Finish para finalizar a instalação. Finalizada pode ir à área de trabalho de seu computador no desktop para observar a pasta que foi criada com os atalhos para abrir o QGIS.

Podemos observar que a pasta vem com o nome QGIS e o número da versão, neste caso 3.22.
Pasta do QGIS

Ao abrir a pasta poderá observar vários atalhos. Mas o que nos interessa é o atalho que tem o nome QGIS desktop seguido pelo número da versão.

Atalhos para o programa QGIS

Dê um duplo clique no atalho ou clique com o botão direito na opção abrir. Ao abrir o QGIS coloque para ser um projeto em branco clicando na folha em branco na barra de ferramentas.

Carregue os dados que deseja. Utilize as ferramentas para testar se estão abrindo normalmente, caso esteja indica que a ferramenta está funcionando corretamente. A imagem a seguir mostra a tela do QGIS.

Imagem da tela do QGIS

Você também poderá abrir o programa QGIS usando o menu Iniciar, digite QGIS e procure pelo nome da versão baixada.

Lembrando que o objetivo deste tutorial não é explicar como o QGIS funciona mas o processo de instalação. No site oficial do projeto tem a opção para download para Mac, Linux e aplicativos para celular e tablet sendo estes softwares mais simples.

O que achou? Conseguiu baixar o software?

GOSTARIA DE ASSISTIR ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO?

Preparamos um vídeo com o passo a passo detalhado de como baixar o software QGIS. Você pode assistir abaixo ou em nosso Canal no YouTube!
Não deixa de seguir:

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: